O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Fumaça em Manaus vem de grandes queimadas e não é rotina de verão

13 de agosto de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Fumaça encobre Manaus pelo quarto dia consecutivo: origem em grandes queimadas (Foto: Valter Calheiros/AM ATUAL)
Fumaça encobre Manaus pelo quarto dia consecutivo: origem em grandes queimadas (Foto: Valter Calheiros/AM ATUAL)
Por Milton Almeida, do ATUAL

MANAUS – A fumaça que encobre Manaus desde sábado (10) é causada por focos de incêndios criminosos, detectados em diversos municípios, diz a especialista em Percepção Ambiental da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Amélia Batista.

“Dizer que vem (a fumaça) do município X ou do município Y é o que menos importa. A causa da fumaça não é algo natural, ela não é causada pela natureza. Ela é produzida pelas queimadas e não são pequenas queimadas de fundo de quintal”, diz.

Para a especialista, parece que a fumaça que se mantém no céu de Manaus “virou uma questão da natureza e do verão” e que tira a responsabilidade das pessoas.

“Então, não é uma questão de dizer que a minha responsabilidade é menor porque vem do município X ou Y. A fumaça é produzida no estado do Amazonas. Portanto, deveria ser uma preocupação ambiental de responsabilidade mais coletiva, independente do município. O município (a população) está sofrendo com essa queimada porque está tendo focos de grandes queimadas”, diz Batista.

Amélia lembra que há vinte anos não havia fumaça em grandes quantidades pairando sobre a cidade de Manaus, mas agora virou “uma rotina de verão”.

“Eu sou amazonense, moro em Manaus a minha vida inteira, e esses últimos anos isso virou quase uma rotina do nosso verão. Talvez seja coincidência, mas elas (fumaças) ficaram mais intensas com o desmatamento. Se você faz um retrospectivo histórico, não existe relato de que a cidade tinha fumaça. Essa fumaça começou a se intensificar nos últimos cinco ou seis anos, que coincide com o desmatamento, mais criação de gado, a soja, a mineração… Portanto, o combate não deveria ser contra a fumaça, mas sim contra o desmatamento, para não gerar altas temperaturas nesse período do ano”, diz Batista.

Dados do Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) mostraram na tarde de segunda-feira (12) muitos pontos de focos de queimadas no Sul do Amazonas e em algumas áreas em municípios próximos a Manaus.

“Segundo o banco de dados de queimadas do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 349 focos decorrentes dos incêndios florestais no estado do Amazonas no período de 10/8 a 12/8/2024”, diz Natacha Aleixo, especialista em Climatologia Urbana.

Para Aleixo, a maior concentração de focos de queimadas está no Sul do Amazonas, mas também existem focos em municípios próximos a Manaus como em Manacapuru e Manaquiri. “A fumaça que chegou à capital foi transportada pelas correntes de vento que entre os dias 10 e 12, conforme os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), vieram predominantemente na direção Sudeste e Sudoeste”, diz Aleixo.

Para além das queimadas

Segundo Natasha Aleixo, existem outras fontes de emissões de calor que contribuem para agravar a situação de fumaça na cidade. “Na capital há outras fontes de emissões de gases e particulados (partículas muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no ar), que são somadas à fumaça proveniente dos incêndios florestais, a queima de combustíveis fósseis pelos veículos automotores e as emissões em termelétricas. O que favorece a concentração de poluentes e a piora da qualidade do ar (em Manaus)”.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda reduzir o uso de combustíveis fósseis e outras medidas para diminuir os níveis de poluição do ar.

A estimativa é de que a exposição à poluição do ar cause 7 milhões de mortes prematuras e resulte na perda de milhões de anos de vida saudáveis a cada ano. Muitas doenças, como o câncer de pulmão, a asma, outras doenças respiratórias crônicas e até os infartos estão relacionados com essa exposição ao ar tóxico.

No início da manhã desta terça-feira (13), a qualidade em sete áreas de Manaus é péssima, segundo o sistema Selva. Em cinco a classificação é ruim e em apenas uma é moderada. Confira no mapa. A medição foi registrada às 7h.

Qualidade do ar em Manaus às 7h desta terça. Vermelho é péssima e marrom, ruim
Qualidade do ar em Manaus às 7h desta terça. Vermelho é péssima e marrom, ruim

Notícias relacionadas

Lei cria premiação em dinheiro para servidores da saúde em Manaus

Justiça reduz pena de prisão de homem que ateou fogo na esposa

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

Escola deve ser suporte para identificar violência contra crianças e adolescentes

Prefeito usa farda de gari para entregar caminhões de coleta de lixo

Assuntos desmatamentos, focos de incêndios, fumaça, manchete, queimadas, sul do Amazonas
Milton Almeida 13 de agosto de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • Vanessa disse:
    14 de agosto de 2024 às 01:06

    Mudei para Manaus em 2014 e sempre houve esse problema nessa época do ano. No primeiro dia que vi, achei que havia um grande incêndio na cidade, foi desesperador. Perguntava às pessoas e simplesmente me diziam que eram as queimadas. É algo insuportável, insalubre. Não é algo novo não, ao menos há 10 anos vem ocorrendo.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Com casos crescentes de violência nas escolas, professor assume também a função de apaziguador (Imagem ilustrativa gerfativa por IA/Google)
Dia a Dia

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

23 de maio de 2026
Dia a Dia

Alívio nos ônibus: cai incidência de roubos de 213 para 51 em Manaus

22 de maio de 2026
Campanha de proteção à mulher contra violência doméstica: mais denúncias e pedido de medida protetiva (Foto: Divulgação/PC-AM)
Dia a Dia

Lei determina proteção imediata à mulher vítima de violência

22 de maio de 2026
Contas do governador Wilson Lima no TCE
Política

TCE recua de ampliar poderes, mas propõe recondução ilimitada do presidente

21 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?