
Do ATUAL
MANAUS – A Força Nacional de Segurança atuará por mais 90 dias na Terra Indígena Tenharim Marmelos, no Amazonas. A decisão consta na Portaria nº 889/2025 publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28) e visa garantir a segurança das pessoas e a preservação da ordem pública na região.
A medida foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que explicou que a operação será organizada de acordo com o planejamento da Força Nacional e terá apoio da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). A fundação ficará responsável por oferecer parte da estrutura necessária para o trabalho dos agentes.
O ministro disse que “o emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado do Amazonas, sob coordenação da Polícia Federal”. A atuação faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), criado para proteger a floresta e as comunidades indígenas.
A Terra Indígena Tenharim Marmelos abriga 741 pessoas e está localizada às margens do Rio Marmelos, um afluente do Rio Madeira. A região é cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230), que é essencial para o transporte de produtos como castanha, copaíba e farinha de mandioca, além de permitir a chegada de itens básicos para as aldeias.