Da Redação
MANAUS – Festas regionais não ocorrerão mais este ano no Amazonas. A decisão é para evitar aglomeração e prevenir contra o contágio pelo novo coronavírus. Além do Festival de Parintins, foi adiado para 2021 o Festival Folclórico do Amazonas, que ocorre em Manaus.
“Nós compreendemos a impossibilidade de realização de todos os grandes eventos que significam aglomerações ou que concentram grandes públicos”, disse o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz. “O Festival Folclórico do Amazonas não será realizado, é um evento que movimenta muita gente não só de público, mas também para as pessoas ensaiarem e isso significa uma aglomeração”.
O cancelamento incluiu o Festival de Verão de Maués, programado para o feriado prolongado de 7 de Setembro. A Festa do Guaraná, tradicionalmente realizada entre novembro e dezembro, também será só em 2021. Também foram cancelados o Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara) e o Festival de Cirandas de Manacapuru.
“Estão também suspensos, devidamente adiados para o próximo ano, para uma ocasião em que se possa realizar com toda a segurança, evitando o contágio e preservando as vidas, que é o que é mais importante nesse momento”, disse Muniz.