Do ATUAL
MANAUS — Uma fêmea de sauim-de-coleira, primata ameaçado de extinção, foi levada de Manaus para São Paulo, na quinta-feira (26), para projeto de conservação da espécie e a formação de novos grupos sob cuidados humanos.
O transporte foi feito por meio do programa Avião Solidário da Latam em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). A transferência foi aprovada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e cumpre as diretrizes do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira, do próprio ICMBio.
A espécie é endêmica da região de Manaus e está classificada como criticamente ameaçada na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente e da União Internacional para a Conservação da Natureza devido à perda e fragmentação de seus habitats.
Após ser resgatada de condições inadequadas para a sobrevivência, a fêmea passou por reabilitação no CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em Manaus. Devido à impossibilidade de retorno à natureza, o animal receberá os cuidados necessários para o seu bem-estar e permanência no Zoológico de São Paulo.
Este é o quarto sauim-de-coleira transportado pelo Avião Solidário da Latam somente em setembro. Os outros três primatas seguiram de Manaus para o Zoológico de Brasília, também para conservação da espécie.