O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Ex-ministros do PT e Bolsonaro assinam carta contra internação de adolescentes

4 de agosto de 2021 Política
Compartilhar
mulheres violência sexual
Ministério da Justiça aprovou acolhimento de adolescentes que são dependentes de álcool (Foto: Reprodução/Youtube)
Por Mônica Bergamo, da Folhapress

SÃO PAULO – Sete ex-ministros da Saúde que comandaram a pasta nas gestões Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro assinam uma carta contra resolução do Ministério da Justiça que regulamenta o acolhimento de adolescentes com problemas relacionados ao uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas em comunidades terapêuticas.

Entre os signatários estão os ex-ministros Nelson Teich, Arthur Chioro, Alexandre Padilha, José Gomes Temporão, José Agenor Alvarez da Silva, José Saraiva Felipe e Humberto Costa. “A proposta de confinar crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas desorganiza o financiamento público do SUS, voltando-se a entidades privadas, sem articulação com a rede de educação, saúde e assistência, e muitas vezes ofertando apenas orientação religiosa”, afirmam.

“Mantém-se crianças e adolescentes fora da escola, em locais sem fiscalização, sem atendimento técnico adequado e sem contato constante com seus familiares e responsáveis, essencial para seu desenvolvimento saudável”, seguem.

Os ex-ministros ainda defendem que o acolhimento dos jovens seja realizado em equipamentos públicos e comunitários de atenção psicossocial que privilegiem o acompanhamento em liberdade. Eles destacam que o SUS oferece uma rede de cuidados por meio de diferentes modalidades de serviços, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as unidades de acolhimento infantojuvenis.

A resolução, publicada no ano passado e assinada pelo então ministro da Justiça André Mendonça, prevê o acolhimento de adolescentes de 12 até 18 anos incompletos em comunidades terapêuticas. Ela estabelece que a internação seja realizada sob autorização prévia e adesão voluntária, por escrito, de um dos pais ou responsável.

O dispositivo foi editado pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), ligado ao Ministério da Justiça, e é alvo de um projeto de decreto legislativo na Câmara que susta seus efeitos. Segundo parlamentares que defendem anulação da medida, políticas para menores de 18 anos devem ser regulamentadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, não pelo Conad.

O projeto agora aguarda parecer de seu relator na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) -que assina a carta com os ex-ministros. Em julho deste ano, a juíza Joana Carolina Lins Pereira, da 12ª Vara Federal de Recife, determinou a suspensão da resolução e a interrupção, em até 90 dias, do atendimento de cerca de 500 adolescentes que já estaria ocorrendo sob a norma.

E determinou, ainda, a suspensão do financiamento federal a vagas para adolescentes em comunidades terapêuticas. A magistrada afirmou que o Conad atribuiu a si o que era de competência de outro órgão e disse que não há autorização para acolhimento de adolescentes nas comunidades terapêuticas -e, menos ainda, para que eles dividam espaços com adultos, como tem ocorrido.

“Maior prejuízo advirá para os adolescentes se lhes for destinado atendimento não consentâneo com a legislação e com as mais atuais diretrizes destinadas ao acompanhamento de usuários e dependentes de drogas, do que se o atendimento, embora fora das comunidades terapêuticas, puder ser providenciado pelo aparato do Estado”, afirmou a juíza.

Notícias relacionadas

MPE recomenda a redes sociais medidas contra desinformação e violência política nas eleições

Amom comenta avanço de PEC que reduz IPVA e muda cálculo do imposto

Dino determina regra da Câmara para escolha de presidente da Aleam

Dino bloqueia R$ 119 milhões de presidente do PL por suspeitas em emendas

Eduardo Braga reage à ofensiva da Fiesp contra a Zona Franca de Manaus

Assuntos adolescentes, alcoolismo, Bolsonaro, dilma, Lula, Ministério da Justiça, ministros
Redação 4 de agosto de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

O advogado de 43 anos foi preso em casa pela Polícia Civil do Amazonas (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Advogado é preso em Manaus suspeito de estupro das filhas, que hoje têm 14 e 15 anos

9 de julho de 2026
Senador Flávio Bolsonaro promete suspender reforma tributário caso seja eleito presidente do Brasil (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Política

PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula

6 de julho de 2026
A delegada responsável pelo caso, Mayara Magna, destacou a gravidade de conversas encontradas (Foto: Divulgação/PCAM)
Polícia

Professor prometia kimonos e vagas em torneios para estuprar alunas, diz delegada

6 de julho de 2026
Presidente Jair Bolsonaro faz gesto de arma: novo slogan religioso (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Política

Moraes manda Exército entregar armas de Bolsonaro à Polícia Federal

6 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?