
Do Estadão Conteúdo
SÃO PAULO – O presidente Donald Trump anunciou na noite deste sábado (21) que os Estados Unidos atacaram Fordo, as instalações nucleares fortemente fortificadas do Irã, bem como dois outros locais.
Os três locais que o presidente Trump disse terem sido atingidos incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã – a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz, que Israel atacou há alguns dias com armas menores.
O terceiro local, perto da cidade antiga de Isfahan, é onde se acredita que o Irã guarda seu urânio enriquecido próximo ao grau de bomba, que os inspetores viram há apenas duas semanas. Se essas áreas fossem destruídas, o programa iraniano sofreria um atraso de anos, a menos que ainda não tenha instalações paralelas detectadas.
A usina de Natanz, que já havia sido seriamente danificada por Israel, é o mais antigo e maior do Irã para a produção de urânio enriquecido, um ingrediente-chave para uma arma nuclear.
Fordow estava produzindo a maior parte do urânio altamente enriquecido, quase em nível de armas, que o Irã tem produzido desde 2021. Ainda não havia sido atingido por Israel e havia dúvidas reais sobre a capacidade de Israel de danificar seriamente o local por causa da sua localização no interior de uma montanha.
Os dois locais representam quase todo o enriquecimento que o Irã realizou.
Já Isfahan abriga componentes críticos para o programa nuclear do Irã. Israel já havia destruído a instalação de conversão, que transforma o urânio na forma que pode ser alimentada nas centrífugas para enriquecimento.
Israel também destruiu as instalações de Isfahan para converter urânio enriquecido em metal de urânio, necessário para uma ogiva E Israel atingiu plantas de fabricação de centrífugas em Isfahan nas últimas 48 horas.
No entanto, ainda havia outros edifícios no local. Crucialmente, a maior parte do estoque de urânio quase em nível de armas do Irã estava armazenada no subsolo em Isfahan. Isso é material suficiente para cerca de dez armas nucleares.
Se esse material foi destruído, é um grande revés para a capacidade do Irã de correr secretamente para construir uma bomba.
O chefe da agência de energia atômica da ONU disse esta semana que não tinha certeza se o Irã já havia dispersado esse material para longe de Natanz. O Irã afirma que seu programa nuclear é para fins pacíficos e civis.
O que diz o Irã
Mehdi Mohammadi, um assessor sênior de Mohammad Ghalibaf, presidente do Parlamento do Irã, disse neste sábado (21) que o Irã já aguardava um ataque a Fordow “por várias noites”, por isso o local já havia sido evacuado e “os danos não são irreversíveis”.
A publicação foi feita há pouco na rede social X. “Da perspectiva do Irã, nada de muito estranho aconteceu. O Irã aguarda um ataque a Fordow há várias noites. O local foi evacuado há muito tempo e não sofreu danos irreversíveis no ataque”, disse.
Mohammadi também afirma que “duas coisas são certas: primeiro, o conhecimento não pode ser bombardeado; e segundo, o apostador perderá desta vez”.
Fordow foi uma das três instalações nucleares que foram atacadas pelo governo de Donald Trump, conforme o próprio presidente anunciou na rede Truth Social mais cedo.