Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – Sem citar nome, o deputado estadual Dan Câmara (Podemos), coronel reformado da PM-AM (Polícia Miliar do Amazonas), cobrou duas promessas não cumpridas pelo ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), general da reserva do Exército Brasileiro e atualmente senador pelo Rio Grande do Sul.
Ao se referir à BR-319, Dan Câmara lamentou o descaso do governo federal com a rodovia e lembrou da promessa feita por Mourão, em 2019, que comeria a boina se a BR-319 não fosse pavimentada na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
“Se esse trio não resolver o problema da BR-319, eu vou dizer algo que gente fala muito no Exército, eu vou comer minha boina, viu. (…) Esse trio tem que resolver o problema da BR-319, e com ela, a Hidrovia do Madeira. Então, com isso, nós vamos integrar o Estado”, afirmou Mourão em 2019.
O trio a quem o então vice-presidente Mourão se referia era composto pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; pelo secretário nacional de Transportes, general Jamil Megid Junior; e pelo diretor do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho.
Dan Câmara lembrou do episódio, antes da cessão de tempo realizada na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), na manhã desta terça-feira (17), quando moradores da BR-319 protestaram contra a não recuperação de duas pontes ao longo da rodovia, que caíram em 2022.
“Na realidade, eu sempre lembro, quando ouço falar da BR [319] ou fazemos algum debate com relação à BR, eu sempre lembro do discurso de pessoas que diziam que iam comer boina se a BR não fosse pavimentada. Eu gostaria de ver essa boina sendo comida”, cobrou Dan Câmara.
“Boina é muito bom para estar na cabeça de alguém, mas para se comer eu acho que deve ser bastante indigesta. Eu não vi ainda cumprir essa missão depois que a BR não foi pavimentada e liberada”, completou o deputado amazonense.
Sobre o tema da cessão de tempo, Dan Câmara, que sempre cobra ação efetiva do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), afirmou continuar “sendo um absurdo o descaso do governo federal para com a reconstrução daquelas pontes, e não apenas a reconstrução das pontes, mas também para com a liberação da BR [319] definitivamente”.
Com a estiagem recorde este ano, Dan Câmara voltou a afirmar a importância da BR-319 para elo de ligação entre os municípios amazonenses. “Agora nós estamos percebendo o quanto é relevante a BR-319. Percebemos na época da pandemia, quando houve algum tipo de iniciativa [de recuperação da rodovia]”, disse.