MANAUS – Oieee, seja bem vindo ao Etiquettar, nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual. Eu me chamo Ynglety Barros e hoje vamos conversar sobre Etiqueta e Atendimento ao cliente.
E para ambientar nossa matéria da semana, escolhi um lugar incrível que há muito tempo vem praticando um excelente atendimento ao cliente, a Cats Torteria Vieiralves. Um lugar lindo, onde você consegue sentir os cuidados nos detalhes, atendimento excepcional e uma comida incrível! Visite e tenha uma experiência espetacular!
Essa semana li essa reportagem e fiquei extremamente constrangida, afinal de contas, sou manauara! A manchete dizia que Manaus é a sexta capital brasileira com pessoas mais mau educadas. Mas ficar bravo ou reclamar, de nada ajuda a mudar uma situação, não é mesmo? Então resolvi trazer na nossa matéria dessa semana, algumas orientações para que eu e você que trabalha com atendimento ao cliente, possamos mudar essa realidade.
Primeiramente precisamos entender que atendimento está em tudo, assim como a Etiqueta! Você está o tempo todo atendendo ou sendo atendido, o que me faz pensar, que muitas vezes nos falta apenas Empatia, afinal de contas sabemos exatamente como tratar os outros.
Então anota 4 orientações para você arrasar no seu atendimento:
- Ao receber um cliente (seja ela on-line ou presencial) prepare-se para o atendimento. Se estiver usando o celular para fazer outra coisa, pare! Se estava em conversa paralela, pare! Se estava organizando algo, pare e dê atenção ao seu cliente.
- Sempre se identifique, sorria e pergunte como pode ajudar. Essas simples atitudes podem gerar conexão e seu cliente se sentir mais à vontade para interagir.
- Ouça, depois responda! Um dos maiores defeitos das pessoas com pressa (e sim, parece que estamos o tempo todo atrasados e fazendo as coisas na correria), é falar antes que a outra pessoa conclua seu pensamento. Acaba que no final, não deixamos a comunicação fluir, como de fato deve ser! Quando o cliente estiver falando, olhe nos olhos dele e aguarde ele concluir a linha de raciocínio. Após ele finalizar, conte 1 segundo e somente depois você faz sua contribuição. Interromper os outros é muito inconveniente.
- Anote! Se alguém te fez uma solicitação, anote! Foi um pedido? Anote! Foi apenas uma pequena informação, anote! E ao final, confirme para ver se de fato compreendeu completamente o que foi solicitado. Essa pequena atitude, diminui a quantidade de equívocos, além de colaborar para o bom atendimento. Lembre-se! Ao realizar suas anotações, aguarde o cliente para de falar com você, para anotar.
Existem inúmeras outras orientações que posso te passar acerca do assunto, e falo muito sobre elas em minhas palestras. Fica ligado nas minhas redes sociais, que em breve divulgarei o calendário de cursos desse trimestre.
Obrigada por sua presença aqui no Etiquettar, nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros e sou especialista em Etiqueta Comportamental. Te convido a se inscrever no canal para não perder as novidades semanais. Até semana que vem!