Da Redação
MANAUS – Estudantes dos ensinos fundamental e médio vão ajudar a identificar áreas de risco em Manaus. O trabalho é extra-classe e implica na análise da paisagem no entorno das escolas na zona leste da capital. Serve também como iniciação científica e pontos na disciplina de geografia, que passa a ser ensinada a partir do cotidiano dos moradores e as transformações que acontecem no bairro.
Intitulado “Geografia e Educação no Contexto Urbano: Moradias em Áreas de Risco Ambiental”, o projeto é realizado com alunos da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, no bairro Armando Mendes.
Os estudantes fazem o reconhecimento das diferentes situações de riscos ambientais com base em cartilha produzida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil, segundo o professor Márcio Silveira, para informar aos moradores que residem sobre práticas seguras e sustentáveis.
“Sabemos que a paisagem está em constante transformação, muitas pessoas não se sentem como atores dessa mudança e colocam a culpa nas autoridades. Mas as pessoas também contribuem para os problemas ocorrerem. Com o projeto, queremos que a comunidade faça uma leitura do bairro e compreenda que os moradores são atores”, disse Silveira.
A atividade é um dos os projetos selecionados na última edição do PCE, edital N°001/2018 do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), que também contribui para o processo de formação continuada dos professores.