O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Escritor amazonense Milton Hatoum conquista o Juca Pato 2018

10 de setembro de 2018 Variedades
Compartilhar
Escritor Milton Hatoum receberá o prêmio Juca Pato pela obra ‘A Noite da Esperança’ (Foto: Reprodução / Facebook)

Da Redação

MANAUS – O escritor amazonense Miltom Assi Hatoum foi escolhido para receber o prêmio Juca Pato da UBE (União Brasileira de Escritores). Durval de Noronha Goyos Jr, presidente da UBE disse que ” a escolha recaiu sobre um grande escritor brasileiro, membro da UBE, pelo romance ‘A Noite da Espera’. E que a obra “é de altíssima qualidade e de leitura obrigatória. Hatoum é um dos maiores escritores de todos os tempos”, disse Goyos Jr.

Hatoum formou-se arquiteto, já foi professor – tanto de arquitetura quanto de literatura – e sempre gostou de ler e escrever. Como escritor, profissão esta que hoje é sua principal fonte de renda, obteve reconhecimento por meio de prêmios, traduções, adaptações, teses, pesquisas e fidelidade de seus “bons leitores”. Já escreveu poesia, crônicas, contos e romances.

Hatoum começou com ‘Relato de um Certo Oriente’ (1989) e, na sequência, vieram ‘Dois Irmãos’ (2000) e ‘Cinzas do Norte’ (2005). Reuniu contos em ‘A Cidade Ilhada’, em 2006, e escreveu a novela ‘Órfãos do Eldorado’, em 2008; suas crônicas estão em “Um Solitário à Espreita’, de 2013.

No ano passado, lançou ‘A Noite da Espera’, primeiro livro da trilogia ‘O Lugar Mais Sombrio’, e já trabalha para finalizar o segundo (previsto para o início de 2019), revelando ter várias outras ‘inquietações’ (entre elas, talvez mais um livro de contos e um segundo volume de crônicas).

“Eu fiquei surpreso por ter sido escolhido! A gente nunca espera e nem escreve para ganhar prêmios. Costumo dizer que o grande prêmio do escritor é o leitor talentoso; um bom leitor. Mas fico honrado, pois é um prêmio que já foi dado a grandes intelectuais brasileiros. Alguns eu tive o grande prazer de conhecer e conversar, a exemplo de Antonio Candido, e outros grandes que já ganharam o Juca Pato”, comentou Hatoum, acrescentando que gosta de todos os gêneros.

“Gosto da literatura, gosto do teatro também. Mas quando penso numa história, e ela não cabe num conto, passo para o romance. Então eu não tenho um gênero preferido, embora considere a poesia como o grande gênero da literatura. A poesia é o mais difícil. Ela pede um ritmo, um tom e uma construção muito particulares que só poucas pessoas conseguem. Eu escrevo poesia clandestinamente, nunca me interessei em publicá-las – acho que nem devo, no momento. Mas os poetas talentosos têm alguma coisa de mago. É difícil dizer ‘eu quero ser poeta’. Você é poeta. Como dizia Bandeira, o poema se escreve”, finaliza.

O Prêmio Juca Pato

O Prêmio Juca Pato é o principal prêmio para homenagear a intelectualidade brasileira. Criado pela UBE em 1962, tem por objeto conferir uma homenagem àquele que, no ano anterior, tenha publicado uma obra de grande impacto e repercussão nacional.

O prêmio Juca Pato leva o nome da personagem criada pelo jornalista Lélis Vieira e ilustrada pelo caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto para o jornal “Folha da Manhã”. A figura representava, em suas características, o escritor brasileiro.

Desde a criação, o Prêmio Juca Pato vem sendo outorgado regularmente – a cada ano – pela entidade. O primeiro a recebê-lo foi o advogado, escritor e chanceler Santiago Dantas por “Política Externa Independente”. Érico Veríssimo, Jorge Amado, JK, Carlos Drummond de Andrade, Antonio Callado, Antonio Candido, entre outros grandes nomes, também receberam a premiação..

Dentre os 61 escritores já premiados, quatro foram mulheres: Cora Coralina (1983), Rachel de Queirós (1992), Lygia Fagundes Telles (2008) e Renata Pallottini (2017).

A entrega do prêmio será no dia 18 de setembro, às 19 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

Notícias relacionadas

Morre Tom Kane, referência na dublagem de personagens de animação

Lady Gaga disputará o Emmy com música de Wandinha

Artista plástico remove Virginia Fonseca de painel da Copa

‘Maravilhosa’, diz Alice Braga sobre nova relação conjugal

‘Obsessão’ expõe terror psicológico sobre amor doentio

Assuntos Dois Irmãos, Miltom Assi Hatoum, sao paulo, UBE
Redação 10 de setembro de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Michelle pede arrependimento de Moraes, ora por Eduardo e diz sofrer perseguição religiosa

7 de setembro de 2025
Cena de 'Dois Irmãos': da literatura para o teatro (Foto: Hamyle Nobre/Divulgação)
Variedades

‘Dois Irmãos’, de Milton Hatoum, é adaptado para o teatro em Manaus

21 de abril de 2023
Paulo Cupertino
Dia a Dia

Suspeito de assassinar ator de ‘Chiquititas’ é preso em São Paulo

16 de maio de 2022

Aluno do Mackenzie usa suástica para protestar contra vacinas e gera revolta na universidade

16 de setembro de 2021

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?