
Do ATUAL
MANAUS – Baseada no livro “Dois Irmãos”, do escritor amazonense Milton Hatoum, a peça teatral terá 12 sessões em Manaus. A estreia será no dia 2 de maio.
Idealizado pelo grupo “Menina Miúda Produções Artísticas”, o espetáculo reproduz no palco o drama familiar. “A gente mergulhou no processo. Estudamos os contextos históricos da Manaus que o Milton Hatoum descreve no livro e também os detalhes psicológicos dos personagens e como eles agem em cada situação”, disse o diretor Cairo Vasconcelos.
É a primeira vez que o romance ganha uma peça produzida e estrelada por atores amazonenses. O romance já foi adaptado para TV, em minissérie da Globo; em espetáculo teatral por profissionais de São Paulo; e em HQ (História em Quadrinhos).
“O Milton Hatoum traz a Manaus da ditadura, da belle époque e da Zona Franca. Assim como o escritor torna Manaus eterna nos livros dele, a gente está com essa missão de tornar Manaus eterna nos palcos”, ressalta Cairo Vasconcelos.
“Fico muito contente com a criação do espetáculo. É um ato generoso adaptar, para o palco, um romance. E não é fácil fazer uma adaptação. No fundo, não se trata de uma mera adaptação. Trata-se de uma recriação, ou, como diriam os poetas concretos: uma ‘transcriação”. A partir do texto original, se faz uma tradução daquilo que você imagina da nova linguagem”, disse Milton Hatoum.
Os ingressos para a primeira sessão já estão disponíveis e custam R$ 30 (inteira). O público pode adquirir pela internet, no Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/dois-irmaos-terca-feira-02-maio-primeira-temporada/1936769.
A classificação é livre para pessoas acima de 16 anos de idade. As sessões vão contar com intérpretes de Libras.

A encenação é no Buia Teatro, na Rua Dona Libânia, 300, Centro de Manaus. A peça fica em cartaz até o dia 26 de maio, sempre às 19h. Na primeira semana, há sessões nos dias 2, 3 e 4; na segunda semana, nos dias 9, 10, 11; na terceira, nos dias 16, 17 e 18; e na última semana, nos dias 24, 25, e 26.