
MANAUS – Cinco associações representativas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros divulgaram nesta segunda-feira, uma nota de repúdio contra o senador Eduardo Braga, candidato do PMDB ao Governo do Amazonas, pelas manifestações dele nos programas eleitorais e nos debates a respeito da instituição militar. “Tais manifestações estão ofendendo os integrantes da instituição Polícia Militar do Estado do Amazonas e as declarações do candidato Eduardo Braga pretendem macular o bom nome e o conceito que a instituição conquistou perante a sociedade amazonense”, diz a nota.
Uma das entidades, a Associação de Praças do Estado do Amazonas (Apeam), foi criada pelo soldado Platiny Soares Lopes, candidato a deputado estadual e que foi apontado pelo Ministério Público Eleitoral como um dos beneficiados da Polícia Militar na campanha eleitoral, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada na semana passada. Outra entidade, a Associação de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros Militares do Amazonas (ACSPBMAM), é dirigida pelo deputado estadual Cabo Maciel (PR), que disputa a reeleição na coligação do governador José Melo (Pros).
Na nota, a direção das entidades afirmam que a onda de violência que se instalou no Amazonas nos últimos dias “não são episódios isolados e raros, como o roubo à agência bancária, que vão servir de escada para candidatos políticos e nem para aproveitadores e oportunistas tentar incutir na mente do cidadão um clima de terror e de intranquilidade que absolutamente não existe”.
Abaixo a íntegra da nota.
Nota de Repúdio
As entidades de classe representativas do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS MILITARES DO AMAZONAS (ASSPBMAM), ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS MILITARES DO AMAZONAS (ACSPBMAM), ASSOCIAÇÃO DOS PRAÇAS DO ESTADO DO AMAZONAS (APEAM), ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS (AME-AMAZONAS) E ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS DOS CABOS E SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIRO MILITAR DO AMAZONAS (AECSPBMAM), por seus representantes legais, nesta e melhor forma legal, amparadas pelos dispositivos constitucionais de liberdade de expressão (Art. 5º IV CF/88), vêm a público:
Apresentar a presente nota de repúdio em face das constantes manifestações do Exmo. Sr. Eduardo Braga, senador da República e candidato ao cargo de governador do Estado do Amazonas nas eleições do dia 5 de outubro vindouro.
Tais manifestações estão ofendendo os integrantes da instituição Polícia Militar do Estado do Amazonas e as declarações do candidato Eduardo Braga pretendem macular o bom nome e o conceito que a instituição conquistou perante a sociedade amazonense, à qual vimos apresentar este veemente repúdio porque está evidente a tentativa de jogar a Polícia Militar e as demais instituições do Sistema de Segurança Pública contra o cidadão amazonense.
Todos sabemos que a violência e a consequente criminalidade não são fenômenos isolados e tampouco privilégio exclusivo do Amazonas. Com a diferença de que aqui os infratores da Lei encontram firme combate das forças de segurança, com a Polícia Militar à frente na missão de servir e proteger durante as 24 horas do dia, todos os dias do ano. Não são episódios isolados e raros, como o roubo à agência bancária, que vão servir de escada para candidatos políticos e nem para aproveitadores e oportunistas tentar incutir na mente do cidadão um clima de terror e de intranquilidade que absolutamente não existe. A ação dos criminosos é uma realidade, e é isso sim que a Polícia Militar enfrenta diariamente com êxito.
A sociedade amazonense, acostumada à paz e à tranquilidade, é testemunha das muitas conquistas que a Polícia Militar, perfeitamente integrada às demais instituições envolvidas com a defesa social do cidadão amazonense, tem alcançado com a ajuda da própria população, que é parceira de toda hora na denúncia e na informação de criminosos.
A Polícia Militar é instituição centenária, de heroica história em favor do Amazonas e seus filhos, credora de elevado respeito e gratidão do povo amazonense e de suas autoridades constituídas. Seus bravos integrantes arriscam suas vidas diuturnamente para isso, e o fazem com dedicação e imbuídos da missão que lhes compete, de servir e proteger. Nesse mister, tem alcançado incontáveis êxitos no combate aos criminosos, com uma média de 500 infratores mandados a presídios por mês, prevenção de ocorrências criminais contra a vida e o patrimônio do cidadão, apreensão de armas e drogas, recuperação de veículos e outros bens roubados. A corporação logrou destaque em grandes eventos como a Copa do Mundo, quando mereceu elogio até de entidades internacionais, Festival de Parintins, Boi Manaus, Carnaval, Réveillon e tantos outros. Será que todo esse sucesso em prol do povo amazonense não conta para o candidato Eduardo Braga!?
Como integrante do Sistema de Segurança Pública, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade amazonense de seguir firme no combate ao crime e seus autores, ao mesmo tempo em que repudiará sempre qualquer tentativa de macular sua honra e sua história, que é escrita na luta do dia a dia das ruas, dos bairros, das comunidades.
Cobramos a devida consideração e respeito ao povo do Amazonas, à corporação, seus integrantes e familiares!
Manaus-AM, 22 de setembro de 2014.
ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS MILITARES DO AMAZONAS (ASSPBMAM)
ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS MILITARES DO AMAZONAS (ACSPBMAM)
ASSOCIAÇÃO DOS PRAÇAS DO ESTADO DO AMAZONAS (APEAM)
ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS (AME-AMAZONAS)
ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS DOS CABOS E SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIRO MILITAR DO AMAZONAS (AECSPBMAM),.