Da Ascom Docway
CURITIBA – Tendo como base o uso da tecnologia como aliada para fornecer experiências únicas com eficiência, a Docway, empresa de inovação com foco em saúde, oferece o serviço de teleorientação e telemedicina. Anteriormente, a empresa tinha foco em orientações e triagens médicas.
Agora passou a operar em um modelo B2B2C fornecendo assistência médica por vídeo e telefone, chamando a atenção de prestadores de serviços primários e planos de saúde, principalmente no momento atual de isolamento social, no qual o mundo está inserido.
As soluções podem ser disponibilizadas dentro dos canais da Docway ou integradas aos canais das operadoras parceiras. “No começo, precisávamos fazer parceria com operadoras de saúde que nos permitiriam prestar um serviço extremamente relevante, não apenas para o paciente, que muitas vezes se perde no sistema de saúde, mas também para profissionais da área”, explica Fábio Tiepolo, CEO da Docway.
A empresa buscava solução para serviço de vídeo. “Quando apresentei o projeto com a Twilio como fornecedor, a principal pergunta que me foi feita foi: Se precisarmos ampliar a operação e crescer 30 vezes, seremos capazes com esta tecnologia? Depois de analisar várias soluções, sentimos que a Twilio tem a estabilidade que precisávamos, com segurança, alto desempenho e infraestrutura. Sem mencionar que também poderíamos explorar outras soluções de comunicação, deixando nossa operação centralizada em um único parceiro”, disse o líder de Tecnologia da Docway, Vinícius Reis.
A média de consultas via telemedicina da Docway em 2019 era de mil consultas mensais, número que aumentou com a chegada da Covid-19 no Brasil, atingindo cerca de 65 mil teleconsultas em um único mês, no início da pandemia. As chamadas telefônicas dispararam também, atingindo mais de 5 mil contatos por dia.
“Tivemos duas semanas para ajustar nossa operação à pandemia do novo coronavírus. Recrutamos médicos, adaptamos a equipe interna seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e contratamos uma plataforma de Business Intelligence. Uma das poucas coisas que não me preocuparam durante esse período foi a Twilio. Eu sabia que essa solução suportaria o aumento de volume”, enfatiza Tiepolo.
Para Tiepolo, é difícil prever o futuro da saúde com a Covid-19 dominando o presente. Contudo, acredita que estamos vivendo um momento de ruptura do mercado, que deixará uma marca duradoura na maneira como as pessoas consomem e interagem com a área de saúde. “Quando superarmos essa situação, as pessoas se perguntarão: ‘Por que vou ao consultório médico, se posso obter uma consulta de qualidade sem precisar sair de casa?’ É seguindo essa ideia que a Docway está se preparando para o futuro”, completa o CEO da Docway.