Do ATUAL
MANAUS – O Hospital do Coração Francisca Mendes, em Manaus, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para um projeto de telemedicina com oferta de cirurgias cardíacas em crianças com cardiopatia congênita de forma remota – à distância.
A secretária de Saúde do Estado, Nayara Maksoud, disse que a escolha do hospital proporcionará a ampliação da oferta desse tipo de cirurgia no Amazonas.
O Francisca Mendes foi o único hospital da Região Norte para o projeto ‘Apoio ao Desenvolvimento de Centros de Atendimento a Cardiopatas Congênitos’. O projeto foi elaborado pelo InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Será executado em parceria com a HCor (Associação Beneficente Síria do Hospital do Coração) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS.
O hospital de Manaus receberá câmeras e microfones de alta resolução, que serão acoplados ao equipamento médico no centro cirúrgico. As cirurgias serão realizadas pelos médicos da unidade, com o apoio da equipe do HCor, em tempo real. Os cirurgiões do hospital paulista acompanharão os procedimentos por telão.
“O propósito, com essa ação, é ampliar o acesso da população a esses procedimentos, reduzindo o tempo de espera para esse tipo de cirurgia, em todo o país e, consequentemente, salvando mais vidas”, disse a secretária.
Também foram selecionados para o projeto o Hospital Ana Nery, na Bahia, e o Hospital Infantil Albert Sabin, no Ceará. Dezoito hospitais das regiões Norte e Nordeste passaram pela avaliação.