
Do ATUAL
MANAUS – Em sete meses, o Nirc (Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares), da Polícia Civil do Amazonas, recuperou 5 mil aparelhos celulares, prendeu 38 pessoas e realizou 14 operações em Manaus. A ação integra o programa RecuperaFone, para combater o roubo de celular e desencorajar o comércio de receptação dos aparelhos. No período, 1.600 pessoas obtiveram o aparelho de volta.
“O Nirc funciona há sete meses e trabalha com base nas informações fornecidas pelo cidadão, através do boletim de ocorrência (BO). Quando o cidadão fornece a numeração do IMEI, isso permite que consigamos identificar os receptadores desses aparelhos, realizamos as intimações via Whatsapp e passamos a receber esses aparelhos para realizar as devoluções aos verdadeiros donos”, disse o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi.
Dos 2 mil aparelhos disponibilizados para devolução aos donos, 400 ainda não foram retirados.
Conforme o delegado Bruno Hitotuzi, 44 lojas e assistências técnicas foram vistoriadas. Dessas, 13 foram interditadas por diversas irregularidades.
“Foram identificadas situações como não ter o alvará de funcionamento, não apresentaram os dados de divulgação aos consumidores sobre os seus direitos, não emitem nota fiscal e outros. Devido a essa carência de informações e licenças, alguns estabelecimentos foram interditados”, disse Hitotuzi.
Conforme números do Ciesp (Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública), em abril os roubos de aparelhos celulares caíram 34% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Outro fator que identificamos é que as pessoas estão buscando verificar a procedência do celular antes de fazer a compra. Além disso, o lojista também não quer se envolver com a criminalidade e, também, tem evitado comprar celular sem as devidas documentações”, disse Bruno Hitotuzi.