O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Em reunião com Pauderney, Alckmin ‘tucaneia’ sobre IPI e futuro da ZFM

20 de janeiro de 2023 Política
Compartilhar
Pauderney Avelino e Geraldo Alckmin
Pauderney Avelino com o ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em Brasília (Foto: Divulgação)
Por Valmir Lima, do ATUAL

MANAUS – Na semana em que tomou posse como secretário da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Pauderney Avelino se reuniu nesta sexta-feira (20), em Brasília com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar sobre o futuro da ZFM (Zona Franca de Manaus).

Na segunda-feira (17), em reunião com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Alckmin promoteu mudar a forma de tributação brasileira, e anunciou como uma das medidas o fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Essa medida, sem a devida contrapartida para a Zona Franca de Manaus, tira a competitividade do modelo econômico do Amazonas, e foi um dos principais problemas enfrentados pela política regional no Governo Bolsonaro.

Na reunião desta sexta-feira, Pauderney ouviu de Alckmin que “o governo não pretende adotar medidas que prejudiquem setores da economia nacional”, mas nenhum posicionamento firme sobre a preservação do modelo Zona Franca em uma eventual reforma tributária.

Na prática, Alckmin “tucanou” – expressão que significa “ficar em cima do muro” e que tem relação com o antigo partido do atual vice-presidente da República, o PSDB. Alckmin, agora, é filiado ao PSB.

No governo de Jair Bolsonaro, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, reduziu a alíquota IPI em 25% para todos os produtos de fabricação nacional, com raras exceções, e para grande parte dos importados. Meses depois, revisou a redução para 35%, o que gerou uma guerra fiscal entre o Amazonas o governo federal.

Uma ação no Supremo Tribunal Federal, ajuizada pelo partido Solidariedade, garantiu que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus ficassem fora da lista de produtos com redução de IPI. Isso garantiu certo fôlego para o Polo Industrial de Manaus, mas o fantasma que assombra o modelo ZFM continua rondando o Amazonas.

Apesar da decisão do STF, Paulo Guedes manteve firme o propósito do governo federal de zerar o IPI no Brasil, o mesmo discurso assumido agora por Geraldo Alckmin na Fiesp nesta semana.

Após a reunião com Alckmin, Pauderney afirmou que não há nada definido quanto a questão do IPI e que as articulações sobre o futuro da Zona Franca de Manaus no que diz respeito à reforma tributária serão construídas juntamente com o governo federal.

“Obviamente que o vice-presidente Alckmin sabe que para andar uma reforma tributária no país precisa ter um convencimento e a busca para solucionar os entraves, sejam estes empresariais, setoriais ou em segmentos da economia. Nós precisamos reindustrializar o Brasil que está sendo desindustrializado”, afirmou o secretário da Sedecti.

Geraldo Alckmin disse compreender a importância do Polo Industrial do Manaus e manifestou satisfação em ter Pauderney nas articulações sobre o setor industrial do Amazonas, mas as palavras de elogio não têm qualquer importância para futuro da Zona Franca de Manaus.

“Conversamos bastante sobre a geração de empregos, desenvolvimento e a indústria amazonense que é importantíssima, com mais de cem mil empregos diretos e com uma indústria que só agrega valores para o nosso país. Quanto a reforma tributária, ela tem o objetivo de simplificação e deve ser neutra, sem prejudicar setores”, afirmou Alckmin após a reunião.

O vice-presidente, quando governador de São Paulo, adotou diversas medidas que prejudicaram a Zona Franca de Manaus em benefício da indústria paulista. Esse fato não deve ser esquecido nas discussões da reforma tributária.

Notícias relacionadas

É baixa a chance de candidatura de Renan Santos ser indeferida, dizem advogados

Rede social X contesta regra do TSE sobre publicações de candidatos para usuários

Justiça proíbe uso de ações da Saúde para promover Roberto Cidade

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

Ministro do TSE suspende campanha de Renan Santos e barra acesso ao Fundo Eleitoral

Assuntos Geraldo Alckmin, IPI, manchete, Pauderney Avelino, ZFM, Zona Franca de Manaus
Valmir Lima 20 de janeiro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Professor Vinícius Siqueira Figueiredo disse que não sabe o motivo do ataque que sofreu (Imagem: Divulgação/Facebook)
Dia a Dia

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

31 de agosto de 2026
Economia

Empresários chineses conhecem ZFM e avaliam novos investimentos

31 de agosto de 2026
Entrega de livros será de bicicleta (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Política

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

31 de agosto de 2026
Plenário do Congresso Nacional: derrubada de vetos de Lula (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Política

Farra das emendas: dinheiro para parlamentares soma R$ 47,1 bilhões

31 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?