
Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – O secretário de Tecnologia da Informação TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), Jander Assis Valente, disse que a expectativa é que o novo prefeito de Manaus seja conhecido as 18h deste domingo, 29. Cinco urnas eletrônicas apresentaram problemas no início da manhã deste domingo e foram substituídas.
.Leia também: Eleitor decide neste domingo a quem entrega Manaus: a Amazonino ou David
Neste pleito são usadas 3.371 urnas eletrônicas e todas as 380 escolas que funcionam como locais de votação farão a transmissão dos dados, informou Valente em pronuniamento transmitido pelo Youtube. “Nós estamos com cinco urnas substituídas até o momento. Isso reflete menos de 1%. Nós temos em Manaus 3.371 urnas em atividade e dessa quantidade cinco apresentaram problemas de substituição”, disse.
“Em relação à totalização de votos, vai ter inicio a partir de 17h. Tudo ocorrendo dentro da normalidade. Às 18h já teremos o resultado dos eleitos. Para essa atividade de transmissão de dados, as zonas eleitorais prepararam ambiente. Aqui em Manaus todas a escolas fazem transmisão de dados, no total de 380 escolas que vão realizar esse procedimento”, completou Valente.
O presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Thury, reafirmou que as medidas de segurança que foram aplicadas no dia 15 de novembro continuam sendo obrigatórias neste segundo turno. Além da apresentação do documento oficial com foto ou o aplicativo e-título, eleitores devem usar máscara e portar caneta própria.
Com 1.331.613 eleitores na capital amazonense, a abstenção no primeiro turno em Manaus foi uma das menores do pais, chegando a 18%, segundo Aristóteles Thury. O desembargador citou que o TRE-AM pretende reduzir esse percentual neste domingo. O desembargador também desejou sucesso aos dois candidatos e afirmou que “a vontade do povo irá prevalecer”.