Da Redação
MANAUS – Dos 118 ônibus da empresa Global, 77 apresentam algum tipo de problema, o equivalente a 65% dos veículos, segundo o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) que inspecionou os veículos na de surpresa na noite dessa segunda-feira, 22, garagem da empresa.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, os trabalhos de vistoria retomados após o pico da pandemia de Covid-19 em Manaus envolve as nove concessionárias do sistema de transporte público da capital.
Entre os problemas encontrados pelos fiscais na frota da Global estão pneus desgastados e fora de prazo, para-brisas trincados, falta de assentos ou assentos quebrados e falha de manutenção na lanternagem. Todos os ônibus foram identificados e a empresa terá 15 dias corridos para fazer os reparos.
Francisco Bezerra, diretor-presidente do IMMU, afirmou que se necessário os veículos de outras empresas operarão nas linhas da Global. “Caso não consiga recuperar, o IMMU vai determinar que ônibus de outras empresas do sistema, em condições de atender, passem a operar nas linhas da Global. Somente após a empresa apresentar ônibus novos poderá retornar a operar”, disse.
De acordo com Bezerra, novos ônibus foram adquiridos e serão incorporados ao sistema ainda este ano.
Na manhã desta terça-feira, 23, a reportagem do ATUAL esteve nas ruas do Centro de Manaus onde constatou que problemas como a aglomeração nas paradas e dentro dos ônibus ainda é recorrente.
Com a retomada do comércio não essencial e o transporte coletivo como principal meio de locomoção da capital, o fluxo de passageiros se torna cada vez maior, contribuindo para a disseminação do novo coronavírus.
Até esta segunda-feira, 22, dos 63.731 casos confirmados acumulados no Amazonas, 25.153 são de Manaus, segundo boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas).