
Do ATUAL
MANAUS – O poeta e jornalista amazonense Aldisio Filgueiras, de 76 anos, passou recentemente por uma cirurgia no pulmão. Ele está internado desde o dia 20 de junho em um hospital particular no Centro de Manaus, conforme relatos de amigos.
Em tratamento de um câncer na próstata, Filgueiras está na UTI da unidade de saúde se recuperando da operação. Membro da Academia Amazonense de Letras, o poeta é famoso por obras como “Malária e Outras Canções Malignas”; “A República Muda”; “Manaus – As Muitas Cidades”; “A Dança dos Fantasmas”, “Estado de Sítio”, “Nova Subúrbios”, “Sábados Detonados” e “Cidades de Puro Nada”. A maioria publicadas pela Editora Valer.
O diretor de teatro, escritor e também poeta Dori Carvalho, amigo de Aldisio Filgueiras, informou ao ATUAL que a “cirurgia foi bem sucedida” e o pós-operatório está “seguindo normalmente”. Ainda não há previsão de alta.
Na segunda-feira (17), Carvalho comentou em uma publicação no seu perfil no Facebook sobre o procedimento cirúrgico no pulmão a que Filgueiras foi submetido no Hospital Santa Júlia e a preocupação sobre o estado de saúde do amigo.
“Fui no [Hospital] Santa Júlia, conversei bastante com a companheira dele, minha amiga Margarida. Ainda conversei com ele [Aldisio Filgueiras], um pouquinho, por celular, e fiquei muito feliz por sentir que estava bem, na medida do possível, para quem tirou parte do pulmão. Mas, continua ainda inspirando muito cuidado”, disse Dori Carvalho na postagem.
