O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Em debate, presidenciáveis apelam para voto contra extremos

21 de setembro de 2018 Política
Compartilhar
Os presidenciáveis participaram de um debate organizado por emissoras de inspiração católica em Aparecida (Foto: Reprodução/TV-Aparecida)

Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – Com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) liderando pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, adversários dos dois candidatos fizeram, na madrugada desta sexta-feira, 21, um apelo para que o eleitor não escolha “extremos” na eleição. Os presidenciáveis participaram de um debate organizado por emissoras de inspiração católica em Aparecida (SP).

Em suas considerações finais, Geraldo Alckmin (PSDB) chamou o eleitor para fazer uma “conciliação” nacional contra as candidaturas de Bolsonaro e Haddad. “De um lado, o PT querendo voltar depois de ter levado o País à maior recessão econômica das últimas décadas, de outro lado os que têm medo da volta do PT estão indo para uma aventura de autoritarismo e intolerância” disse o tucano.

Apostando na mesma tese, Ciro Gomes (PDT) disse que a radicalização está “infernizando” o País. “Esse extremismo, essa radicalização que nós vimos acontecer em alguns momentos mais ásperos desse debate, estão infernizando o Brasil desde 2014”, disse o pedetista, afirmando que deseja ser aquele que reunirá os brasileiros de todas as crenças.

A candidata Marina Silva (Rede) afirmou que o País está “entre a cruz e a espada” ao ter de escolher entre uma candidatura com saudade da ditadura militar e aqueles “incapazes de fazer uma autocrítica”, fazendo uma referência indireta ao PSL e ao PT. “Agora é hora de ficarem quatro anos no banco de reserva”, emendou, citando PT, MDB e PSDB.

Alvaro Dias (Podemos) criticou a extrema direita e a extrema esquerda. O candidato afirmou que o confronto entre os dois campos levou o Brasil à intolerância e à ausência de solução para problemas graves. “Não é alimentando os extremos que superaremos as dificuldades”, falou.

Henrique Meirelles (MDB) também disse que a eleição está passando por um momento de polarização entre extremos. “Um extremo, governando o Brasil, vai trazer de volta a recessão, aumentar o desemprego e criar mais crise”, afirmou, acrescentando que é preciso eleger um candidato do centro democrático.

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, pediu que o eleitor vote no primeiro turno da disputa em quem acredita. “Algumas pessoas estão pensando em votar com ódio ou com medo, primeiro turno é momento de se votar no projeto que acredita”, declarou, dizendo que seu projeto é “contra o sistema” e em defesa do direito das mulheres e do trabalhador.

Ao encerrar sua primeira participação em um debate de TV nesta eleição, Fernando Haddad usou o tempo das considerações finais para citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lembrar que ficou por seis anos nos governos do petista. “Deus deu o talento para todos, cabe ao Estado garantir oportunidade para que esse talento se revele”, declarou Haddad, dizendo ainda que o povo voltara a “comer” se ele for eleito.

Temas polêmicos. Antes das considerações finais, Alckmin e Meirelles foram questionados por bispos sobre temas polêmicos. O tucano foi provocado para se posicionar sobre o teto de gastos do governo Michel Temer e citou que saúde e educação não são afetadas pela regra da medida. São Paulo, Estado que governou por quase 14 anos, nunca teve déficit primário, alegou o candidato. “Não precisou de nenhuma PEC. É inegável que a situação em que o PT deixou as contas públicas é gravíssima”, declarou.

Ao ser perguntado sobre seu posicionamento sobre aborto, Henrique Meirelles se disse favorável à vida e também ao direito de a mulher fazer uma opção pelo aborto em “situações que se justifique”. “A legislação atual já estabelece uma série de condições que permitem com que se possa definir com clareza porque é uma definição da sociedade.”

Notícias relacionadas

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Prefeitura repassará R$ 348,4 milhões à Câmara Municipal este ano

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Suplente de Alcolumbre é indiciado pela PF por associação criminosa e corrupção

Assuntos Aparecida, CNBB, debate, voto
Redação 21 de setembro de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Brasileiros revelam ter recebido proposta de venda do voto. Prática é crime ()Imagem ilustrativa gerada por IA/Meta)
Política

Analistas mostram por que a compra de votos gera pobreza e corrupção

17 de maio de 2026
Dia a Dia

CNBB muda data de celebração em homenagem a São Carlo Acutis

27 de abril de 2026
Dia a Dia

Papa envia mensagem a bispos do Brasil sobre esperança e paz

17 de abril de 2026
Augusto Barreto Rocha 2023
Augusto Barreto Rocha

Discutimos o que destruir e esquecemos como construir

30 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?