O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Em carta a Biden, governadores pedem parcerias com estados contra emergência climática

20 de abril de 2021 Política
Compartilhar
queimadas
Os governadores pedem implementações de ações conjuntas entre os EUA e os estados brasileiros (Foto: Arquivo/MMA)
João Valadares, da Folhapress

RECIFE – Às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, governadores de 24 estados brasileiros encaminharam uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, pedindo parcerias estratégicas para impulsionar o equilíbrio climático.

O governo brasileiro sofre grande desgaste internacional na área ambiental em razão do aumento do desmatamento da Amazônia, dos incêndios no Pantanal e da ausência de ações concretas de preservação.

Só os governadores de Roraima, Antônio Denanrium (sem partido); de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), e de Santa Catarina, Daniela Reiner (sem partido), interina no cargo, não assinaram o documento.

Na carta, entregue em encontro virtual na tarde desta terça-feira, 20, ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, os governadores destacam que representam estados que compreendem mais de 90% do território nacional.

“A coalizão Governadores pelo Clima, ampla e diversa, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, sinaliza o desejo do Brasil por união e construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas pela degradação de ecossistemas”, diz o documento.

Os governadores pedem implementações de ações conjuntas entre os EUA e os estados brasileiros e ressaltam a necessidade de reflorestamento para que o aumento da temperatura global não ultrapasse 1,5ºC até o fim do século.

“A humanidade precisa reflorestar uma área do tamanho do território dos EUA. Nesse desafio, o Brasil pode ampliar o verde da Terra não apenas na Amazônia, mas também em biomas de grande capacidade de captura de carbono, inestimável biodiversidade e relevância socioeconômica”, dizem.

O grupo menciona os incêndios no Pantanal em 2020 e diz que a parceria com os EUA pode somar capacidade técnica, grandes áreas regeneráveis de terra e governanças locais, com investimentos da economia americana.

“Nossos estados possuem fundos e mecanismos criados especialmente para responder à emergência climática, disponíveis para aplicação segura e transparente de recursos internacionais, garantindo resultados rápidos e verificáveis”, declaram.

Bolsonaro tem sido criticado mundialmente tanto pelas políticas ambientais do governo brasileiro como pelo agravamento dos números da pandemia no país.

“A terrível pandemia atual, somada à urgência climática, exige ações imediatas para evitar novas doenças em escala planetária, tendo como princípio a união de nações, conhecimentos, capacidades e, sobretudo, solidariedades e sonhos que nos elevem a um novo patamar de sabedoria coletiva”, destacam.

O presidente já atacou ONGs que atuam na preservação da floresta amazônica e é crítico de lideranças indígenas. Ações de países estrangeiros sobre o tema foram no passado rechaçadas por Bolsonaro por serem, na visão do mandatário, uma interferência na soberania do Brasil sobre o bioma.

No fim do ano passado, com a apuração presidencial nos EUA já apontando vantagem para Biden, Bolsonaro disse que o mundo estava de olho no Brasil porque “ninguém tem o que nós temos”.

“O mundo está de olho em nós. Nós temos o que eles não têm. E, para que possamos dizer que é isso é nosso, isso passa pela união dos 210 milhões de brasileiros”, declarou, na época.

Na campanha presidencial, ao se referir à Amazônia, Biden havia dito que “a floresta tropical no Brasil está sendo destruída”.

A Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada por Biden, ocorre nos dias 22 e 23 de abril. Os americanos querem que Bolsonaro afirme que não vai mais tolerar o desmatamento ilegal no Brasil e apresente um plano concreto para diminuir o desmatamento.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o presidente brasileiro avalia anunciar mais recursos para agências como Ibama e ICMBio, mas enfrenta resistência do Ministério da Economia, que não quer ampliar despesas em meio à pandemia e à crise fiscal.

Notícias relacionadas

Flávio Bolsonaro divulga carta de seu pai pela qual o classifica como ‘porta-voz’

Convenções, propaganda e voto em trânsito: confira as principais datas das eleições de 2026

Motta manifesta ‘inconformismo’ com decisão de Dino de bloquear bens de Valdemar

Brasil manterá apoio à reconstrução da Venezuela, diz Lula a Delcy Rodríguez

Caiado diz que candidatura de Flávio Bolsonaro está ‘afundando’

Assuntos Amazônia, emergência climática, Joe Biden
Redação 20 de abril de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Augusto Barreto Rocha 2023
Augusto Barreto Rocha

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

6 de julho de 2026
Floresta amazônica: maioria dos brasileiros não conhece a região (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Amazônia é ‘sala de aula’ para entender e enfrentar mudança climática

6 de julho de 2026
Minerais críticos explorados no Brasil; país tem a segunda maior reserva global de terras raras (Foto: SGB/Divulgação)
Economia

Estudo sobre terras raras identifica reservas minerais na Amazônia

4 de julho de 2026
O valor será para aquisição meios de transportes que ajudam no escoamento de produtos (Foto: Funai / MPI)
Economia

Conab e BNDES divulgam resultado de chamada para o Amazônia Viva

4 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?