O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Em alerta pela entrada de Venezuelanos, Brasil busca soros contra difteria

1 de fevereiro de 2019 Dia a Dia
Compartilhar

Por Natália Cancian, da Folhapress

BRASÍLIA-DF – O surto de difteria na Venezuela em regiões próximas ao Brasil e a queda nos índices de vacinação por aqui levaram o Ministério da Saúde a fazer uma busca emergencial por soros contra a doença. Considerada mais frequente em regiões com baixas condições sanitárias, a difteria é uma infecção causada por uma bactéria que se aloja principalmente nas amígdalas, faringe, laringe e nariz e pode evoluir para formas graves e complicações – daí a importância do tratamento rápido, feito com soro antidiftérico e antibióticos.

O problema é que, atualmente, o ministério só tem disponíveis em seus estoques tratamentos que poderiam atender 12 pessoas. O número, atribuído à dificuldade para produção de soro antidiftérico no país, chamou atenção de representantes do governo diante do temor de um retorno da doença.

A avaliação é que, embora a quantidade possa atender à demanda nacional, não haveria soros suficientes em uma eventual emergência ou diante de um possível crescimento de casos. Agora, a pasta fez uma consulta à Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e solicitou entrega imediata de ao menos 200 tratamentos fabricados em outros países.

Desde a vacina contra difteria passou a ser incluída no Programa Nacional de Imunizações, casos confirmados da doença têm sido raros no país. “A difteria é uma doença antes da era vacinal. Na década de 1970 era uma doença extremamente comum e com potencial de gravidade grande. Quando acomete as vias aéreas, dá obstrução, falta de ar, e as crianças vão parar em UTI, e quanto menor a criança, maior a gravidade. Mas desde que se introduziu a vacina no PNI, os casos caíram”, relata o infectologista Renato Kfouri, da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Em 2018, houve apenas um caso confirmado, em Pernambuco. Em 2017, foram cinco. Para comparação, em 1997, eram 140 casos. O registro de surtos na Venezuela e a tendência de redução na cobertura vacinal, no entanto, trouxe a preocupação de uma possível mudança neste cenário.
“É uma combinação perigosa e uma preocupação legítima. Estamos vulneráveis”, diz o especialista.

Entre 2015 e 2017, o índice de imunização de crianças de um ano com a pentavalente, vacina que protege contra difteria, passou de 96,3% para 83,4% -índice mais baixo da série histórica. Em 2018, dados preliminares sugerem cobertura até o momento ainda mais baixa, de 76% -o número ainda pode mudar, já que municípios têm até abril para informar os dados completos. O ideal, porém, seria que a cobertura ficasse acima de 95%.

“A realidade é que precisamos aumentar a cobertura vacinal. A pentavalente está disponível em todos os postos de saúde. Precisamos reforçar junto à população que o risco existe, mas que temos uma barreira, e é a vacina”, afirmou à reportagem o secretário de vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Soledade Benedetti, médica da coordenadoria de vigilância em saúde de Roraima, diz que equipes da secretaria de saúde e ONGs que atendem a imigrantes têm redobrado a vigilância nos últimos meses diante de possíveis casos. O primeiro alerta ocorreu em 2017, quando foi confirmado um caso da doença em uma criança venezuelana que atravessou a fronteira de táxi com a mãe em busca de atendimento. Ela morreu em seguida.

Desde então, diz, não houve novos casos, mas a vigilância persiste. “É um problema na Venezuela e estamos muito preocupados que venha para cá. Nossas coberturas vacinais não são as melhores”. Segundo Kfouri, por terem menor imunidade, crianças são o público mais vulnerável à doença -daí a importância de manter a vacinação em dia.

Atualmente, o calendário nacional de vacinação prevê que sejam administradas três doses da vacina contra difteria em menores de um ano, com doses de reforço na infância e adolescência. “O problema é que vemos que boa parte das crianças completam as doses depois do recomendado. Muitas vezes o esquema incompleto leva a passar um semestre vulnerável. Por isso é importante que esses atrasos não ocorram”, diz Kfouri.

Alerta a viajantes

Na última semana, a Opas passou a recomendar que pessoas que planejam viajar para países com surto de difteria, caso do Haiti e Venezuela, estejam com a vacinação em dia e, se necessário, recebam uma dose extra de reforço – caso daqueles que estejam há mais de cinco anos sem serem vacinados. A medida ocorre devido aos números registrados da doença em outros países.

Desde 2018, três países das Américas notificaram casos de difteria. Na Colômbia, foram oito casos confirmados entre janeiro e dezembro do ano passado, incluindo três mortes. O Haiti enfrenta um surto da doença desde 2014, com ao menos 264 casos confirmados no último ano. A Venezuela, por sua vez, vive um surto desde 2016, com 1.559 casos confirmados até janeiro deste ano, incluindo 270 mortes. Autoridades, no entanto, sugerem que o número real pode ser ainda maior devido à crise no país e dificuldade em notificar os casos -daí a importância de manter a vacinação em dia. “Se tivermos a nossa população consciente, mesmo que um caso esporádico entre, podemos fazer isolamento e impedir surtos”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante visita a Roraima neste mês

Notícias relacionadas

Youtuber argentino Gaspi morre em acidente de helicópteros no Rio

Seis pessoas morrem em choque de helicópteros, entre elas o cantor Oliver Tree

Em um mês, 4,1 toneladas de drogas são apreendidas no Amazonas

Hospital de Manaus atende 4,3 mil vítimas de acidente de trânsito em 5 meses

Transporte público precário dificulta acesso a serviços, mostra estudo

Assuntos Amazonas, migração, Roraima, venezuelanos
Cleber Oliveira 1 de fevereiro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Em um mês, 4,1 toneladas de drogas são apreendidas no Amazonas

14 de junho de 2026
Modelo de Unidade Básica de Saúde que será construída no Amazonas (Imagem: Divulgação
Dia a Dia

Ministério destina R$ 12,5 milhões para novas unidades de saúde no AM

13 de junho de 2026
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até as 23h do dia 1º de julho (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Serviços

IBGE abre 246 vagas no Amazonas com salários de até R$ 4 mil

12 de junho de 2026
Agentes da PRF resgatam cubanos em Boa Vista: entrada na Amazônia pela Guiana Inglesa (Foto: PRF/Divulgação)
Dia a Dia

Operação Conexão Norte combate entrada ilegal de cubanos na Amazônia

12 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?