Da Redação
MANAUS – O Festival Folclórico de Parintins movimentou R$ 426 milhões no município amazonense entre 2005 e 2018, segundo a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas). Em 14 anos, a festa na Ilha Tupinambarana, a 369 quilômetros de Manaus), atraiu 691.918 turistas.
Ano passado foi quando Parintins recebeu o maior volume de turistas: 60 mil visitantes. Já em 2016 foi registrada a maior queda em quantidade de turistas, quando cerca de 23,5 mil brincantes foram à ilha. A redução é atribuída pela Amazonastur à crise econômica.
No levantamento, também foi detectado que o festival de 2012 foi responsável por injetar R$ 46,5 milhões no município, ano de maior rentabilidade no período. Assim como o de menor público, o festival folclórico de 2016 também registrou a menor movimentação financeira do período, com aproximadamente R$ 19 milhões.
Para chegar a estes valores, a Amazonastur analisou os gastos médios por visitante durante o período de festa. Foi possível identificar que, no ano de 2015 o turista estava mais disposto a efetuar compras, com R$ 184,68 por dia. Já entre 2010 e 2018, o brincante gastou em torno de R$ 157,60. E, no ano passado, foi registrado um valor de R$ 130,75 de gasto médio.
Conforme a Amazonastur, os amazonenses são os que mais prestigiam a festa popular parintinense, com a média de 63,14%, entre os anos de 2010 e 2018. O estado do Pará é o segundo colocado, com o percentual de 17,39%, e São Paulo o terceiro, com 4,19%. O Rio de Janeiro, estado das escolas de samba, vem em quarto lugar com a média de 2,89%.
Manaus é a cidade que mais emite turistas para Parintins, com média de 48,30% entre os anos de 2010 e 2018. A capital amazonense é seguida do município de Santarém (PA), que obteve a média de 6,16%. Em terceiro lugar, destaca-se a cidade de Itacoatiara, seguida do município de Oriximiná.
Perfil A partir dos itens avaliados na pesquisa realizada pela Amazonastur, foi constado ainda que, no período de 2010 a 2018, os homens foram os que mais desembarcaram em Parintins, com a marca de 53,58%.
Os visitantes solteiros ficaram com o maior percentual alcançado, de 54,80%; seguidos dos casados, com 36,42%; e divorciados/separados, no total de 6,89%. Já os viúvos também aproveitam a festa dos bois sinalizando o público de 1,89%.