O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

DPE pede retirada de anúncio sobre medidor e reparação de R$ 3 milhões

25 de abril de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Medidor de energia externo
Medidor de energia externo gerou ‘guerra’ de ações na Justiça (Foto: Amazonas Energia/Divulgação)
Do ATUAL

MANAUS – A DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra a Amazonas Energia para a retirada da campanha publicitária sobre medidor aéreo. A ação é do Nudecon (Núcleo de Defesa do Consumidor) e pede ainda o pagamento de indenização de R$ 3 milhões por dano moral coletivo. A propaganda divulga que “quem é contra o medidor, é a favor do crime”.

Em nota, a DPE afirma que a publicidade é “discriminatória ao classificar todos que se manifestam contra o medidor do tipo SMC (Sistema de Medição Centralizada) como criminosos”. O órgão considera também a campanha como enganosa por omitir a informação de que a instalação dos novos medidores está proibida por decisão judicial.

No último dia 28 de março, um pedido da própria DPE para impedir a concessionária de voltar a colocar os aparelhos remotos foi atendido pelo desembargador Lafayette Vieira Júnior, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas). Na campanha na TV, rádio e redes sociais, a Amazonas Energia defende a instalação dos medidores e alega que cada aparelho mede o consumo diário de 12 casas simultaneamente e reduz o furto de energia elétrica.

“Como impediremos furtos, você que é honesto pagará menos pela energia. Quem é contra o medidor, é a favor do crime”, diz uma apresentadora no desfecho do vídeo publicitário.

A DPE solicita ainda que a Amazonas Energia pare de “promover novas campanhas associando consumidores diretos e/ou indiretos a criminosos”.

Confira na íntegra a nota: 

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) informa que ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a empresa Amazonas Energia S/A, pedindo a retirada de uma campanha publicitária das redes sociais da empresa (Youtube, Facebook, Instagram) e dos canais de comunicação convencionais (rádio, TV, etc.), na qual é declarado que “QUEM É CONTRA O MEDIDOR, É A FAVOR DO CRIME” pois considera a publicidade discriminatória ao classificar todos que se manifestam contra o medidor do tipo SMC como criminosos, e também, enganosa, pois omite o fato de que esse tipo de medidor está proibido temporariamente de ser instalado, por força judicial.

Na ACP, o Nudecon pede a aplicação de uma indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 3 milhões, e que a empresa deixe de promover novas campanhas associando consumidores diretos e/ou indiretos a criminosos. A Defensoria aguarda a manifestação do juízo competente.

Notícias relacionadas

Japão empata com a Suécia e enfrentará o Brasil no mata-mata

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo; uma é do Amazonas

Sobe para 188 o número de mortos na Venezuela; desaparecidos são 40 mil

Anvisa proíbe venda de suplemento da marca Artro 100

STF valida redutor de 5 anos para aposentadoria especial de professor

Assuntos Amazonas Energia, destaque, DPE-AM, medidores de energia
Redação 25 de abril de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
15 Comments
  • Francisco Carlos Souza disse:
    26 de abril de 2023 às 06:09

    A Amazonas energia já provou seu total desprezo pelas leis locais.
    Prova disso é a constante violação da Lei 5.797/22 que é constantemente desrespeitada pelo concessionária.
    Inclusive o novo.modelo de medição, colocará a referida legislação estadual em total desuso, vez que, pois o consumidor nao teria meios técnicos para poder acompanhar qualquer inspeção em seu equipamento de medição, vez que esse estaria físicamente totalmente alojado de seu alcance.
    O mais grave em meio a toda celeuma, é a total omissão da bancada federal local.

    Responder
    • Ruy Rebelo disse:
      27 de abril de 2023 às 19:58

      Não sou contra esses medidores, sou contra esses arranjos/disposição desses equipamentos. Esteticamente, deixam as áreas onde são instalados totalmente desfiguradas, parecem uns seres estranhos pendurados nos postes. A AmE deveria procurar melhorar a estética desses monstrengos e canalizar o cabeamento que ficam expostos parecendo rabos saindo de um extraterrestre.

      Responder
  • Adriano Duarte disse:
    26 de abril de 2023 às 10:30

    Projetos como a medição a distância contribuíram para a redução de perdas no Rio de Janeiro. Existiam em média 25% de perdas associados a desvio. Não é um número pequeno. Em algumas localidades está perda chegava a representar 90%. A medição a distância beneficia todos os consumidores com redução das tarifas.

    Responder
    • Luiz disse:
      27 de abril de 2023 às 06:54

      Eu acho que não entendi…
      Quem é a favor de fiscalização e monitoramento, gasta seu dinheiro para que todos tenham o mesmo direito…. São punidos?
      Crime é crime… Não importa se vai roubar um vizinho ou um banco…
      O equipamento é para proteger quem paga certo (verdadeiro Cliente) e não quem rouba…
      Deve ter algo mais… Não é possível ..
      Mais uma dúvida… Para quem vai o dinheiro da multa?

      Responder
    • Olavo disse:
      29 de abril de 2023 às 15:30

      O grande problema disso tudo é que a concessionária aplica de qualquer forma essas mudanças sem ao menos dialogar com os consumidores. Deixando bem explícito os prós e os contras dando total transparência ao processo. Por isso fica esse disse me disse! E a população fica no meio desse fogo cruzado sem saber se é bom ou ruim o tal de SMC.

      Responder
  • Nilson Braz Videl disse:
    26 de abril de 2023 às 10:33

    “Quem não deve não teme” esse deveria ser o slogan da Amazonas Energia.

    Responder
  • Saldanha disse:
    26 de abril de 2023 às 16:53

    Quem tem esse smc diz que teve aumento de mais de 60% de energia. Ninguém quer energia mais cara . Muitas famílias não recebem nem 1 salário mínimo.

    Responder
    • Mikael Bezerra disse:
      26 de abril de 2023 às 22:34

      Na minha casa tem e a energia não teve almento nenhum e nem na casa dos meus vizinhos. Onde teve almento é onde tinha ninhos de desvios elétricos famosos gatos

      Responder
  • Anderson paulo disse:
    26 de abril de 2023 às 17:37

    O que impede das concessionárias reduzir não é só energia desviada , mais eles investem pesado para a melhoria do atendimento em algumas cidades de são Paulo a enel já utiliza medidores inteligentes como se fosse um roteador de internet o cliente não paga o corte é feito diretamente da central sem constrangimento e funcionários da concessionária extorquir cliente se ligarem sem ordem lá da central é emitido um sinal e aí sim o cliente terá uma visita desagradável que pode ter a companhia da polícia pois furto de energia é crime e da prisão em flagrante .

    Responder
  • José disse:
    26 de abril de 2023 às 19:20

    Lá em casa foi instalado o medidor aéreo e estava pagando a média do meu consumo, isso durante um ano gerou um crédito para mim de R$480, e fiquei sem pagar a conta por dois meses.
    E hoje acompanho também meu consumo pelo aplicativo.

    Responder
    • Sergio disse:
      27 de abril de 2023 às 10:55

      Em São João de Meriti-RJ, instalaram essa porcaria e diversas contas de vizinhos vieram com valores elevados. E os mesmos não tinham os famosos gatos. Sem falar que vc não consegue fazer sua própria fiscalização no medidor, pois a conta já vem pronta para fazer vc pagar e caso vc venha a contestar, esquece, muito tempo para tudo (ser atendido nas agências, nas inspeções e também nos ressarcimento. Esse é o pior).

      Responder
  • Alencar disse:
    26 de abril de 2023 às 22:31

    Em Manaus o famoso gato está presente em toda a cidade, a qualidade e custo da tarifa está ligada diretamente ao furto de energia, talvez o slogam da campanha esteja errado, mas o combate a pirataria tem que avançar e punir, falo isso por ser da área técnica e conhecer a realidade de Manaus!

    Responder
    • Carlos disse:
      27 de abril de 2023 às 13:05

      Gostei de vc Alencar
      Se importando muito com os vizinhos, ainda bem que vc não teve nenhum problema com esse sistema e está tendo somente empatia com os vizinhos. Rs.
      A questão de acompanhar leitura a distribuidora é obrigada instalar um display dentro da caixa de medição do cliente para que ele acompanhe a leitura.

      Responder
  • Jhon disse:
    27 de abril de 2023 às 08:53

    Esse sistema foi um jeito das distribuidoras diminuírem os casos de ligação clandestinas e fraudes nos medidores.
    A questão do aumento do consumo, isso não procede pois quem reclama de aumentou são justamente as pessoas que não pagavam energia e ficavam com seus equipamentos e lâmpadas acessas o dia todo sem necessidade ,, e agora que possuem medidor não consegue fazer mais fraude reclamam.
    Quem faz fraude além de ser crime prejudica todo o estado em recebimento de impostos e por não investir mais na saúde, segurança, educação,etc

    Responder
  • Ricardo disse:
    30 de abril de 2023 às 08:57

    O PL 375/22 foi costurado apenas pela visão estética e não se preocupa de fato com os critérios técnicos que o sistema em sua totalidade trás de benefícios. Ao empregar o SMC toda a rede é modernizada e equilibrada. São instalados novos transformadores tornando a carga mais distribuída e assim evitando problemas como quedas de tensão, sobrecargas entre outros. A rede nova evita os famosos ganchos que causam muitos problemas como desligamentos, redes partidas e desgastes de material evitando muitos acidentes com terceiros. O PL diz que só se pode instalar um transformador em um raio de 500m claramente não vê critérios técnicos e não é razoável ao excluir as operadoras de telecomunicações. Ao fazer isso, tecnicamente, seria impossível atender as áreas onde a concentração de cargas é maior, por exemplo o Vieiralves. E ainda falando em Vieiralves lá a poluição visual ocasionada pelas empresas de telecomunicações é ignorada. Claramente, essa lei não foi costurada trazendo benefícios, mas sim pode prejudicar muitos clientes se for cumprido na integra o que ela pede. DPE, MP e Vereadores é importante contratar uma boa consultoria de engenharia na hora de abordar critérios técnicos. Existe a resolução federal 1000 da ANEEL que estabelece critérios adequados para a qualidade do produto e do serviço. Defendam algo que traga reais benefícios para o crescimento dessa Cidade.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Lance de Japão e Suécia: japoneses enfrentarão o Brasil ao empatarem com os suecos (Foto: Fifa World Cup Media/Instagram)
Esporte

Japão empata com a Suécia e enfrentará o Brasil no mata-mata

25 de junho de 2026
Escola do Rio de Janeiro
Dia a Dia

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo; uma é do Amazonas

25 de junho de 2026
Escombros de prédios que desabaram em Caracas: ao menos 40 mil pessoas estão desaparecidas (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Sobe para 188 o número de mortos na Venezuela; desaparecidos são 40 mil

25 de junho de 2026
Dia a Dia

STF valida redutor de 5 anos para aposentadoria especial de professor

25 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?