Por Angela Pinho, da Folhapress
SÃO PAULO – A gestão João Doria (PSDB) vai aumentar em 15 minutos o tempo diário de aulas na rede estadual e enxugar em 10% a duração das disciplinas tradicionais. O objetivo é ampliar o número diário de aulas de seis para sete, abrindo espaço para componentes extracurriculares.
Com o rearranjo da carga horária, serão disponibilizadas cinco aulas adicionais por semana: uma sobre tecnologia, duas eletivas e duas de projeto de vida, nas quais os estudantes farão atividades para definir seus objetivos para o futuro.
Para possibilitar a inclusão dessas novas áreas, a duração de cada aula cai de 50 minutos para 45. Com os 15 minutos adicionais por dia, o horário de saída do período matutino passa a ser às 12h35, em vez de 12h20, e o do vespertino passa a ser 18h35, e não 18h20. Com as mudanças, o aluno passará a ter 50 horas a mais por ano.
Entre as eletivas, estarão conteúdos como empreendedorismo, educação financeira e comunicação não violenta. Elas deverão ser ministradas pelos próprios professores da rede. As mudanças começam a valer em 2020.