Do ATUAL, com informações do INDT
MANAUS – O INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) desenvolveu um projeto com foco na aplicação da inteligência artificial para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Este projeto consiste em três soluções integradas que abrangem desde assistência virtual até reconhecimento facial dos estudantes.
Uma das soluções oferecidas pelo INDT é um assistente virtual lúdico, integrado a uma plataforma educacional. Esse assistente foi desenvolvido para auxiliar estudantes de 6 a 14 anos nas disciplinas de Português e Matemática de forma divertida e interativa.
“Ao contar as flores de uma floresta ou os ingredientes de um bolo para ensinar a matemática, por exemplo, o assistente torna o aprendizado mais envolvente. O diferencial desse assistente é a capacidade de interagir com os alunos de maneira personalizada. Por meio de diálogos, o assistente virtual é capaz de entender as dúvidas dos estudantes e oferecer explicações adaptadas ao seu histórico de aprendizado”, conta Fabiana Jardim, gerente de projetos do INDT.
De acordo com Fabiana Jardim, essa abordagem visa complementar o ensino em sala de aula, proporcionando um reforço dinâmico e individualizado.
A segunda solução do projeto consiste em trilhas de aprendizado adaptativo. Essa funcionalidade utiliza algoritmos evolutivos e multiobjetivos para identificar as dificuldades dos alunos e sugerir atividades que estimulem seu engajamento na plataforma.
“Nós também utilizamos a gamificação para tornar o aprendizado mais atrativo, oferecendo desafios personalizados e reforçando as habilidades em que o aluno apresenta dificuldades. Essas trilhas adaptativas levam em conta o desempenho individual dos estudantes em diferentes habilidades, fornecendo recomendações precisas para melhorar seu rendimento e evitar resultados indesejados”, diz Fabiana.
A terceira solução do projeto envolve o uso de reconhecimento facial para atividades em grupo. Essa funcionalidade permite que professores acompanhem o desempenho dos alunos em projetos colaborativos, como a construção de maquetes ou trabalhos em equipe.
Ao enviar fotos das atividades para a plataforma, a IA reconhece automaticamente os alunos envolvidos e registra suas contribuições, facilitando o acompanhamento e a avaliação por parte dos educadores.
“Essa tecnologia visa simplificar o processo de monitoramento em atividades em grupo, reduzindo a carga de trabalho dos professores e proporcionando uma análise mais detalhada do envolvimento de cada aluno nas tarefas coletivas”, conclui Fabiana.
O projeto desenvolvido pelo INDT representa um avanço na integração da inteligência artificial na educação básica, promovendo um ensino mais personalizado, interativo e eficiente para as próximas gerações de estudantes brasileiros. Todas essas soluções já estão sendo aplicadas e validadas pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, dedicado à educação e que demandou esse projeto.
A inteligência artificial é uma tecnologia que tem a capacidade de simular o raciocinar, aprender e sugerir ações de forma independente. No ambiente educacional, a aplicação da IA tem sido cada vez mais explorada. Suas diversas utilizações são analisadas e implementadas tanto dentro quanto fora da sala de aula, abrangendo desde o aprendizado em si até a gestão educacional.
A IA tem se tornado popular no setor educacional por sua capacidade de criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos, desenvolver programas que reforcem as habilidades dos professores e auxiliá-los na gestão de suas atividades, além de fornecer insights valiosos sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
Essa tecnologia também está sendo utilizada para desenvolver novas ferramentas que aprimoram a qualidade da educação e tornam o ensino mais eficiente e atrativo aos estudantes. À medida que a IA continua a evoluir, suas aplicações na educação se tornarão ainda mais poderosas e difundidas, o que pode revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos no futuro próximo.
A IA na educação não é apenas uma tendência, mas uma transformação que está moldando o futuro da aprendizagem.