
Da Redação
MANAUS – Donos de portais e sites de Manaus visitaram, na manhã desta quarta-feira (9) o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, ocasião em que apresentaram o projeto “É Fato”, um selo de identificação da mídia eletrônica que trabalha com jornalismo profissional.
Esse grupo é formado por sites e portais de Manaus comprometidos com a divulgação de notícias com responsabilidade e contra as fake news, constituídos como empresas há mais de dois anos no mercado e que possuem jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo que publicam.
Dom Leonardo Steiner destacou a importância da comunicação na formação de novas gerações, no processo de educação da sociedade e no combate a fake news.
Durante a conversa, o bispo observou a importância do movimento, “como uma semente capaz de contribuir na construção de uma sociedade verdadeira e atenta aos reais interesses da população”.
Ele lembrou que o Papa Francisco, tem manifestado em diversas ocasiões, a sua preocupação com a proliferação de fake news e discursos de ódio em veículos de mídia que se prolongam nas redes sociais.
Representantes dos portais, contaram ao religioso que o movimento do Selo “É Fato” é uma ação de cidadania, sem motivações partidárias, criado ano passado e que busca concretizar o trabalho responsável e profissional, atento aos compromissos éticos.
Dom Leonardo, que durante muitos anos comandou a Secretaria Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a poderosa organização católica brasileira, disse que iniciativas como a criação do Selo “É Fato”, alimentam as esperanças dos que almejam a construção de uma sociedade justa e equilibrada.
O Amazonas Atual está entre os portais que aderiu ao projeto “É Fato”, identificado pelo selo no topo do site.