Do ATUAL
MANAUS – Dois projetos do Amazonas foram classificados entre os 20 semifinalistas do Solve For Tomorrow [resolva para amanhã, ou solução para amanhã, na tradução livre], programa de cidadania corporativa que conta com a coordenação geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
A iniciativa busca estimular alunos e professores do ensino médio da rede pública de ensino a criarem projetos inovadores com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ideia é que esses protótipos apresentem soluções para demandas reais da sociedade e contribuam para o desenvolvimento das habilidades gerais desses estudantes.
Os semifinalistas do Amazonas são da Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima, de Coari, com a produção de blocos para a construção civil a partir de garrafas pet e de vidro; e da Escola Nossa Senhora de Nazaré, de Manacapuru, com um indicador da saúde da mulher.
Os estados com mais semifinalistas foram São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas, respectivamente. Os com mais inscrições na 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil foram São Paulo, Maranhão e Pernambuco, respectivamente.
Os temas de destaque nos projetos deste ano são sustentabilidade, saúde e educação. Entre os semifinalistas estão projetos relacionados a moradias sustentáveis, tratamento da água, produção de biocombustíveis, construção civil, saúde da mulher, combate ao Aedes aegypti e educação inclusiva.
“Estamos ansiosos para acompanhar a evolução desses projetos, uma vez que o Solve For Tomorrow tem por premissa o desenvolvimento de soluções inovadoras, criativas e inteligentes em benefício da sociedade e para o avanço da comunidade acadêmica”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, idealizadora do programa.
O Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da Samsung, que usa a tecnologia como ferramenta para o progresso da educação dentro e fora do Brasil.
“Estamos muito felizes com essa edição, sobretudo por termos projetos tão diversos e que representam as necessidades das diferentes regiões do país. Entre os semifinalistas, temos um percentual de 60% de professores que foram classificados para essa etapa pela primeira vez. Estamos entusiasmados com as trocas de experiências que serão possíveis de serem realizadas daqui para frente”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec.
O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos.
A iniciativa envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.