Do ATUAL
MANAUS – Dois homens e uma mulher foram presos em Manaus em investigação sobre estelionato com esquema de pirâmide financeira. O grupo movimentou R$ 15 milhões. Os presos são: Farley Felipe de Araújo da Silva, Loyane Praiano Travassos, e Luiz Guimarães de Araújo Dias.
O delegado Cícero Túlio disse que os suspeitos fundaram um grupo empresarial de nome “Lotos”, que cooptava funcionários públicos a obter empréstimos de quantias vultosas, que eram transferidas pelas vítimas para contas em nome dos autores a pretexto de obtenção de lucros acima dos aplicados no mercado.
“Durante as diligências, foi possível identificar que os autores administraram uma empresa de fachada criada com o fim de promover ilícitos comerciais na modalidade pirâmide financeira”, disse o delegado.
Cícero Túlio disse que Loyane foi presa no domingo, em casa, no bairro Coroado, zona leste. Ela é paraense e foi investigada após a Polícia Civil do Pará informar a do Amazonas.
“Farley Felipe e Jorge haviam sido presos pela Polícia Civil do Amazonas durante a deflagração da Operação Esfinge, realizada em junho de 2023, quando na oportunidade foram presas 14 pessoas que integravam um grupo criminoso que operava com o mesmo esquema de pirâmide financeira”, relatou o delegado.
A operação ocorreu também em Belém (PA) e no Rio de Janeiro. Loyane será transferida para Belém.
.