Da Redação
MANAUS – O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) contratou empresa para a elaborar projeto para fabricação, montagem e instalação de um cais flutuante e uma ponte de acesso ao terminal hidroviário no Porto de São Raimundo. O investimento é de R$ 1,7 milhão. O projeto inclui um terminal de passageiros e um estacionamento no pátio de manobras.
Conforme o Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas), a nova estrutura deve ser projetada para o atracamento de embarcações com deslocamento de 2 mil toneladas, com 80 metros de comprimento e dois metros de calado, em substituição ao flutuante antigo, que atendia somente lanchas com motor de popa. Não há data para o início das obras.
Antes da inauguração da Ponte Rio Negro, entre Manaus e Iranduba, em 2011, o Porto do São Raimundo, na zona oeste de Manaus, servia de apoio ao embarque e ao desembarque de veículos e pedestres em barcaças que faziam a travessia do Rio Negro.
A estimativa do Sindarma é que 20 mil pessoas embarcam e desembarcam, mensalmente, no Porto do São Raimundo. O terminal também é responsável pelo apoio ao transporte fluvial de cerca de 6 mil toneladas de cargas por mês.
O vice-presidente do Sindarma, Claudomiro Carvalho Filho, avaliou que a nova estrutura irá resolver a precariedade do porto. “Uma vez que o Porto do São Raimundo é uma estrutura semipronta e com o novo investimento o governo transforma aquilo realmente em um terminal hidroviário para cargas e passageiros. O setor há muito tempo clama por isso”, disse Carvalho.
O Porto do São Raimundo é um dos três terminais hidroviários da capital amazonense. Outros três locais que concentram maiores fluxos de cargas gerais regionais e passageiros são: Porto da Ceasa, Porto de Manaus (Roadway) e Porto da Manaus Moderna.