Por Marcelo Moreira, do ATUAL
MANAUS – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na manhã desta segunda-feira (24) que 13 presos do Amazonas serão transferidos para presídios federais. Segundo Dino, o Amazonas enfrenta uma “crise de segurança pública envolvendo disputa entre facções”, que tem reflexos no sistema penitenciário com a concentração de líderes de organizações criminosas.
“Nós estamos, hoje, avançando, por intermédio da Polícia Penal Federal, na transferência de presos do sistema penitenciário estadual para o sistema penitenciário federal. A expectativa da Polícia Penal Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados ou líderes de facção no Estado do Amazonas para o sistema federal”, disse o ministro em entrevista coletiva em Brasília.
Na semana passada, um detento morreu após uma briga com outro preso no IPAT (Instituto Penal Antônio Trindade), em Manaus. No dia seguinte, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) fez uma revista nas unidades prisionais do Amazonas, mas disse que não encontrou objetos ilícitos.
Também na semana passada, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que o Amazonas é o terceiro estado mais violento do Brasil, com 38,8 mortes a cada 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com o anuário, os crimes mais comuns no estado são roubo de celular, roubo a pedestres, roubo a estabelecimentos comerciais, latrocínio e homicídio doloso, quando há intenção de matar. Manaus aparece na 23º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país.
Leia mais: Falta política pública efetiva contra o crime no AM, afirmam especialistas