
Do ATUAL
MANAUS – O Detran-AM deflagrou, na madrugada de domingo (26), uma operação conjunta em postos de gasolina, bares e ‘adegas’ de Manaus para coibir a perturbação da ordem que ocorre por conta dos conhecidos ‘paredões’ de som.
As operações ocorreram em dois bares do bairro Alvorada 3, zona centro-oeste, onde foram identificados veículos irregulares, inclusive, com placas adulteradas. A ação se deu após denúncias anônimas de moradores.
Foram aplicadas 80 autuações, sendo 24 por conduzir motocicleta sem capacete – condutor e/ou passageiros – seis por falta de equipamento obrigatório, seis por dirigir bêbado, sete por recusa ao teste de alcoolemia, nove por conduzir veículos sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e mais sete por veículos com equipamento de som não autorizado.
Dezoito 18 veículos foram foram apreendidos por diversas irregularidades, sendo 11 carros e sete motocicletas.
A operação se deu também em um posto de gasolina na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O local, alvo de denúncia do MPAM (Ministério Público do Amazonas) por conta de suposta prática de poluição sonora, estava com diversos carros rebaixados, com ‘paredões’ de som e condutores bêbados.
“Estamos identificando veículos com placas clonadas, com carretas de som que causam a perturbação da ordem e colocam em risco a segurança viária”, disse Wendell Waughan, presidente do Detran-AM.
No bairro Dom Pedro, também na zona centro-oeste da capital, uma adega foi autuada por permitir a presença de menores. Também foi constatado o consumo de drogas no local.
O local é alvo de diversas denúncias de moradores que relatam a desordem causada por conta de som além do volume permitido, e excesso do consumo de bebidas alcoólicas pelos frequentadores.