Por Iolanda Ventura e Jullie Pereira, da Redação
MANAUS – Taxas do Detran (Departamento de Trânsito do Amazonas) já podem ser pagas em um único boleto e em quatro bancos. Além do Bradesco, a Caixa Econômica também recebe os tributos. Banco do Brasil e Santander estão em fase de ajuste do sistema para realizar as operações.
A série de boletos – um para cada taxa – foi exinta. Tarifas de exames médicos, inclusive, podem ser pagas na própria clínica credenciada. Até agora, isso só era possível na sede do Detran.
“Iniciamos um estudo para que a gente pudesse fazer um chamamento público de modo que outros bancos se mostrassem interessados a ser parceiros do Detran Amazonas. Isso se concretiza na data de hoje, com o Bradesco e Caixa Econômica devidamente credenciados em operação. Nesse período agora em fase de homologação e ajuste nós temos Banco do Brasil e também o Banco Santander”, disse o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá.
Os usuários poderão quitar os débitos nas agências físicas e pelo serviço online dos bancos. “Muito em breve a população terá quatro instituições bancárias grandes com uma rede com mais de 2 mil pontos de atendimento e também com a rede da internet, o banking line”, afirmou Sá.
Segundo o diretor do Detran, são 150 mil boletos por mês gerados pelo órgão. Para evitar a emissão vários papeis, agora o usuário poderá pagar todas as taxas através de um código único. “Além da questão da democratização dos bancos para pagamento por toda a população, a gente anunciou também a questão do código único que oferta mais comodidade à população, na medida em que ela terá apenas um boleto para efetuar o pagamento e não mais dois, três. Isso causava até uma certa confusão”, informou Sá.
O acesso ao Detran em Manaus também mudou. Na entrada da recepção, os motoristas usarão a partir de agora um código QR Code que será emitido junto com o boleto. Ao entrar, o condutor colocará o código no leitor da catraca para ter acesso liberado. O QR Code apresentando pode ser impresso em papel ou pelo celular, no boleto em PDF. “Nós reordenamos a estrutura da nossa sede. A gente tinha uma só roleta de entrada, causava uma certa aglomeração de pessoas aqui”, disse Sá.
Sá disse que com a pandemia houve uma redução do fluxo de pessoas e redução dos serviços, mas com a transposição para o ambiente on-line foi possível manter os atendimentos. “Serviços importante, os mais procurados hoje a gente pode dizer com certeza que estão totalmente online. A gente consegue retirar as pessoas de circulação daqui, deixá-las em casa no conforto do seu lar para executar alguns serviços. Mas a gente atendia aqui normalmente antes da pandemia de 4 a 5 mil pessoas. Esse número hoje reduziu a metade”, disse.
(Colaborou Murilo Rodrigues)