Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas não realizou reunião convocada pelo presidente Roberto Cidade (União Brasil) para esta segunda-feira (10) como forma de compensar a suspensão da última sessão prevista para setembro, antes da eleição de 2022.
Confira o vídeo em que o deputado convoca a reunião, que deveria ocorrer nesta segunda.
Dia 28 de setembro, uma quarta-feira, Cidade anunciou a suspensão da reunião do dia seguinte, a última antes do primeiro turno das eleições, e a transferência para 10 de outubro. Na manhã desta segunda-feira, entretanto, não houve a reunião.
Após a eleição, os deputados voltaram a se reunir na terça-feira (3) e na quarta-feira (4). Na quinta-feira (5), a sessão durou apenas oito minutos.
A Assembleia do Amazonas é composta por 24 membros. Dos 19 que disputaram a reeleição, 14 ganharam novos mandatos. Dois foram eleitos deputados federais. Três deputados não disputaram a eleição.
Belarmino Lins (Republicanos) se aposentou, mas seu filho, o médio George Lins (União Brasil), foi eleito deputado. Nejmi Aziz (PSD) não disputou um novo mandato. Ricardo Nicolau (Solidariedade) disputou o governo do Estado e ficou em quarto lugar.