
Do ATUAL
MANAUS – O deputado Roberto Cidade, presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), entrou com ação na Justiça contra a Amazonas Energia. O parlamentar cobra o restabelecimento imediato de energia em Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus) que, segundo Roberto Cidade, está há 40 dias sem energia elétrica.
“Hospitais à base de gerador, partos no escuro, vacinas perdidas, escolas fechadas e comércios à beira da falência. Não estamos mais diante de falhas técnicas, mas de um crime social cometido pela omissão da concessionária”, afirmou Cidade.
A ação foi protocolada na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manicoré, sob o número 0001616-32.2025.8.04.5600. No documento, o deputado denuncia “situação de calamidade institucional e humanitária”.
Na petição Roberto Cidade alega risco de morte para pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), perda de medicamentos, alimentos e insumos, paralisação de aulas, crescimento da violência e danos irreversíveis a equipamentos públicos.
“As interrupções no fornecimento de energia elétrica em Manicoré transcendem os prejuízos individuais à população, o que por si só já é bastante grave. Elas também representam danos ao patrimônio público e ao erário municipal. A necessidade de acionar geradores em prédios públicos tem imposto gastos extraordinários com combustíveis, desviando recursos que poderiam ser investidos em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança. Tenho estado em constante contato com o prefeito Lúcio Flávio, e os prejuízos são enormes”, enfatizou.