Do ATUAL
MANAUS — A DPE (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) abriu agendamento para mutirão do projeto “Eu Tenho Pai”, iniciativa que oferta exames de DNA gratuitamente para reconhecimento de paternidade.
O serviço será oferecido no dia 23 de novembro, das 8h às 17h. São 250 vagas para testagem de DNA e 250 para outros atendimentos. O agendamento está disponível por meio do disk 129.
O programa incentiva o reconhecimento da paternidade biológica e socioafetiva para a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento. O serviço inclui palestra educativa sobre os direitos e deveres dos pais em relação aos filhos, que ocorrerá no dia 21 de novembro, às 9h, no auditório da Defensoria Pública, na Avenida André Araújo – Adrianópolis.
A defensora pública Sarah Lobo, coordenadora da área de família da DPE, disse que o mutirão tem por objetivo promover o direito fundamental do reconhecimento da paternidade biológica e o incentivo à paternidade responsável.
“A importância do mutirão reside justamente no fato de que é um direito fundamental de todo ser humano conhecer sua ascendência, sua origem genética e, a partir daí, poder exercer os direitos decorrentes da parentalidade, como direito à pensão alimentícia, direito à herança, direito à pensão previdenciária e, sobretudo, o direito ao afeto, ao cuidado, a conviver com seu genitor, porque é um direito de toda criança e adolescente: o direito à convivência familiar”, afirmou.
Interior
No interior serão ofertados cerca de 300 atendimentos e mais de 100 exames de DNA. O mutirão acontece entre os dias 19 e 29 de novembro. O agendamento ocorre no local do mutirão, com prazo de até um dia antes da ação. Confira os municípios e locais de atendimento:
Dia 19/11:
- Lábrea: Rua Valdomiro Cruz, em cima do cartório.
- Rio Preto da Eva: Rua Governador Pimenta Bueno, no Centro.
- Manacapuru: Rua União.
Dia 21/11:
- Benjamin Constant: Rua General Canrobert, no Conjunto Beija-Flor.
- Itacoatiara: Rua Borba, ao lado do Ministério Público.
Dia 22/11:
- Humaitá: Rua Circular Municipal, no Novo Centenário.
- Tefé: Rua Monteiro de Souza, no Centro.
- Tabatinga: Rua Coronel Berg, no Bairro das Comunicações, ao lado da Clínica Odontológica.
- Maués: Rua Amazonas, no Bairro Maresia.
- Coari: Av. do Futuro, ao lado da Escola Usulina.
Dia 22/11:
- Manicoré: Rua Pedro Tinôco, no Bairro Auxiliadora, próximo à Feira Municipal José Rui Vieira.
- Eirunepé: Rua Getúlio Vargas, no Centro.
- Careiro: Av. Adail de Sá, no Centro.
- Careiro da Várzea: Rua Miracauera, no Centro.
- Presidente Figueiredo: Rua Uatumã, no Centro (PAC).
Dia 23/11:
- Barcelos: Promotoria de Justiça, Rua Padre Balzola, no bairro São Sebastião.
Dia 25/11:
- Iranduba: Estrada Carlos Braga, Km 10.
Dia 29/11:
- Barreirinha: Rua Paulino de Melo, no Centro.
Tenho 53 anos e vivo um conflito interno e familiar, gostaria muito de poder tirar essa dúvida com um homem que pode ser meu suposto Pai. De puderem me ajudar por favor. Vou tirar um peso que carrego desde a infância.