Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, mudou o tom da campanha nesta segunda-feira (16), dia em que a Quaest apontou a virada do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que é apoiado pelo governador Wilson Lima, sobre o deputado Amom Mandel (Cidadania), que aparecia em segundo lugar nas pesquisas.
A 20 dias da eleição, David, que vinha adotando um tom pacífico, enaltecendo apenas os feitos de sua gestão, passou a fazer críticas diretas a Cidade e a Wilson. Nas redes sociais e na propaganda no rádio e na TV, o prefeito disse que Wilson é o “pior governador do país” e que “colocar Roberto Cidade na prefeitura é o mesmo que sentar o Wilson Lima para prefeitar”.
“Está na hora de falar a verdade. Colocar Roberto Cidade na prefeitura é o mesmo que sentar o Wilson Lima para prefeitar, é entregar a prefeitura para o Wilson Lima fazer o mesmo que fez no estado. Wilson Lima é o pior governador do país, segundo as pesquisas. É colocar Manaus em risco”, afirmou o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais.
De acordo com a pesquisa Quaest, David cresceu 1% (foi de 37% para 38%) na comparação com uma pesquisa divulgada em 26 de agosto. Amom, que registrou 17% na pesquisa anterior e que estava em segundo lugar, alcançou 15% e desceu para a terceira posição. Cidade, que tinha 15% das intenções de votos, obteve 19%.
Nas últimas semanas, enquanto David deixava os oponentes “digladiarem” entre si, Cidade insistiu na narrativa que problemas relacionados à segurança pública na capital são resultado da falta de gestão municipal. A Constituição do Estado do Amazonas diz que a segurança pública é “dever do Estado” e “direito e responsabilidade de todos”.
Em vídeo divulgado na segunda-feira, Cidade foi ao Terminal de Integração 3 – T3 -, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. No local, ele conversou com passageiros, que reclamaram da ausência da Guarda Municipal. “Estou aqui no Terminal 3 em mais um ponto da Guarda Municipal, que está fechado, e não tem ninguém aqui trabalhando”, afirma o deputado.
Também na segunda-feira, o candidato do União Brasil divulgou um vídeo com depoimentos de cidadãos em uma fila de uma unidade básica de saúde de Manaus. No fim do vídeo, o candidato diz: “Eu vou acabar com esse problema onde ele começa: na porta da casa das pessoas. Por isso, vou criar 12 UPAS 24 horas com médicos, remédios e exames”.
Na propaganda divulgada nesta segunda-feira, David reproduz trechos de uma propaganda em que Cidade propõe construir unidade de pronto atendimento e armar a Guarda Municipal para resolver problemas da saúde e segurança pública na capital. O prefeito diz que “todos os problemas que o candidato apontou são de responsabilidade do chefe dele”.
“O candidato se esquece que é deputado estadual, presidente da Assembleia, e não colocou um real na segurança de Manaus. Se esquece que se quisesse ajudar Manaus nos últimos seis anos teve mais de R$ 120 milhões de emendas parlamentares para destinar, mas não ajudou em nada. Talvez seja por isso que esteja esquecendo de colocar o Wilson Lima em sua propaganda”, diz David.
O prefeito também lembrou que o orçamento do Governo do Amazonas é maior que o da Prefeitura de Manaus e afirmou que os serviços municipais são melhores. “O orçamento do estado é muito maior do que o do município e você pode comparar a diferença no serviço. Vai em uma escola municipal e depois vai em um escola estadual. É muito diferente”, afirmou David.