Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira (20) em entrevista à rádio Norte FM, que o governador Wilson Lima (União Brasil) lidera a oposição a ele na Câmara Municipal de Manaus e que tentou “dificultar” a gestão dele.
“Após a reeleição do governador Wilson Lima, ele (governador) se meteu pessoalmente. Elegeu um aliado dele para dificultar a minha vida na Câmara Municipal. Essa é a verdade! A oposição que eu tenho na Câmara é toda comandada pelo Wilson Lima, que tem como candidato Roberto Cidade. E eles tentaram dificultar totalmente a minha vida à frente da Prefeitura para tentar invisibilizar a minha candidatura”, afirmou o prefeito.
Em dezembro de 2022, o vereador Caio André (União Brasil), foi eleito presidente da Câmara de Manaus em votação apertada, com 22 votos contra 19 de Elan Alencar (DC). Desde então, a Câmara ficou dividida e David enfrentou dificuldades para aprovar projetos de leis importantes para a gestão dele, como o empréstimo de R$ 580 milhões.
As críticas de David também atingiram Roberto Cidade, que é um dos adversários do prefeito na eleição deste ano. Conforme pesquisa Ipen (Instituto de Pesquisas do Norte) divulgada nesta terça-feira, ele figura em terceiro lugar, atrás de David (32,9%) e Amom (22,2%).
Leia mais: David tem 32,9% e Amom 22,2% em pesquisa de intenção de voto do Ipen
Apesar das críticas ao governador, David disse, em outra entrevista concedida à rádio Tiradentes nesta terça-feira, que tem boa relação com Wilson e que está disposto a conversar com o governador em eventual segundo turno. David já havia acenado a Wilson em sabatina ao UOL (Universo Online).
“As condições que ele [Wilson Lima] impôs eu não aceitei porque não via a necessidade de aceitar aquilo que ele estava me impondo diante daquilo que ele achava que tinha. Achando que colocando condições para que eu pudesse aceitar eu iria recuar. Eu não aceitei as condições. Ele aceitou o desafio, lançou um candidato dele. Eu estou com a minha candidatura totalmente focado. Não me permito ser conduzido da forma que ele propôs”, afirmou David Almeida.
“Eu tenho até uma boa relação pessoal com ele [Wilson Lima]. (…) Eu sento, converso. Política se faz com diálogo, se faz pensando, conversando. Se faz política com a cabeça, não com o fígado. Então, sempre aberto ao diálogo, sem fechar portas”, completou o prefeito.
David disse, na entrevista à rádio Norte, que as investidas dos adversários serviu como combustível para o trabalho, fazendo aumentar a vontade de fazer mais pela capital amazonense. “Mesmo diante dessas dificuldades e desses problemas, nós conseguimos conduzir a cidade de maneira positiva como estamos hoje”, disse David Almeida.
O ATUAL solicitou posicionamento do governador por meio da Secretaria de Comunicação. O espaço está aberto.