
Do ATUAL
MANAUS – Sem citar nomes, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse nesta terça-feira (11) que há deputados federais com mandatos inúteis para a capital amazonense. Almeida disse que tem deputado que não envia um centavo [de emenda] para ajudar a população manauara.
“Eu vou perturbá-los porque tem deputados eleitos pelo Amazonas que não destinam recursos para ajudar a cidade que o elegeu. O seu mandato é inútil para a população. E nós temos deputados inúteis, federais inúteis em beneficiar o povo. Se beneficiam pessoalmente”, disse o prefeito. “Ei, quando vocês [população] verem os deputados federais, cobrem deles [recursos]”, disse Almeida em solenidade de inauguração do restaurante ‘Prato do Povo’, na Feira da Panair, zona sul de Manaus.
David Almeida citou que o ex deputado federal Marcelo Ramos e o agora secretário da Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania), Saullo Viana, destinaram dinheiro para reforma e alimentação dos restaurante Prato do Povo.
“Essa unidade do Prato do Povo [na Feira da Panair] foi reformada com recursos de mais uma emenda parlamentar, agora do ex-deputado Marcelo Ramos. Vejam a importância de nós termos homens eleitos por Manaus, trabalhando por Manaus […] todos os políticos ganharam seus mandatos em Manaus e quando Manaus precisa, alguns deles viram a costa”.
E prosseguiu: “Através do Saullo, nos saímos de 330 mil refeições durante 2023 para um milhão e 800 mil refeições. Só um deputado foi capaz de colocar recurso para aumentar em um milhão e quietas mil refeições em um ano. Isso é muito trabalho”.
David Almeida falou que por ano os deputados federais têm mais de R$ 80 milhões para destinarem em recursos, mas que para a capital amazonense ele não recebeu dinheiro.
“Vocês sabem quanto tem por ano um deputado federal entre emendas individuais, coletivas e de bancadas? Em torno de 86 milhões de reais. Multipliquem isso aí por quatro que são os mandatos deles, esses políticos recebem os votos em Manaus, e não devolvem para Manaus em forma de trabalho e gratidão”.
Segundo o prefeito, “os políticos são eleitos para melhorar a vida do povo”. “E você ter 86 milhões de reais por ano e não enviar um centavo para sua cidade, não mandar nem um milhão, nem dois milhão, nem cinco milhões para ajudar a população”.
David Almeida citou o nome de quatro deputados federais e os três senadores do Amazonas que enviaram recursos para Manaus. Ele não citou os nomes de Amom Mandel, Alberto Neto, Fausto Jr e Pauderney Avelino.
“Quem dá ajuda para a prefeitura: Saullo [Viana], deputado Silas [Câmara], deputado Sidney [Leite], deputado Atila [Lins], esses destinaram recursos. O Adail [Filho] também deu um recurso. E os senadores, o Eduardo Braga, o Omar Aziz e o Plínio Valério. Os demais deputados federais poderiam ajudar mais a cidade de Manaus, como os deputados estaduais também possam ajudar”, concluiu o prefeito.