O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Covid gerou insegurança entre indígenas na Amazônia, mostra estudo da Fiocruz

7 de maio de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
indígenas covid
Famílias indígenas foram fortemente atingidas pela pandemia (Foto: Nathalie Brasil/Semcom)
Da Redação

MANAUS – O atendimento psicológico de jovens indígenas foi escasso durante a pandemia de Covid-19, mostra estudo de pesquisadores da Fiocruz Amazônia (Fundação Oswaldo Cruz). A pesquisa abrangeu oito regiões da Amazônia. A intenção, segundo os pesquisadores, é obter dados sobre a saúde mental de indígenas. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

“O estudo se concentrou no entendimento sobre o conhecimento, as atitudes e as práticas (CAP) dos jovens sobre a saúde mental no período da pandemia. Os resultados mostram que as famílias indígenas foram fortemente atingidas pela pandemia, ocasionando óbitos e insegurança sobre o bem-estar social da comunidade”, diz Júlio Schweickardt, pesquisador da Fiocruz no Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia.

A ação integrou o projeto “Povos Indígenas da Amazônia Contra a Covid-19 – PIACC”, do qual participaram, além da Fiocruz, a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), e contou com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Estima-se um total de 94 povos, cerca de 2 mil comunidades e 27 mil famílias beneficiadas com as atividades do projeto.



O PIACC se estendeu pelos estados do Amazonas, Acre, Pará, Roraima e Amapá, cobrindo prioritariamente oito regiões: Tumucumaque e Paru D’Este (PA); Guamá Tocantins (PA); Leste de Roraima (RR); Alto Rio Negro (AM); Alto Rio Solimões (AM); Alto Purus (AM, AC); Médio Purus (AM); e Yanomami/AYRCA (AM).

Foram ouvidos 533 jovens, entre 15 e 22 anos, que responderam um questionário com 48 perguntas. Embora 98% dos participantes tenham relatado fazer uso de medidas de proteção como uso de máscaras, álcool em gel, restrição de viagens, cerca de 37% relatou ter sido infectado e 68% dizem ter tido alguém da família com Covid-19. Apenas 17,3% disseram que adotaram algum cuidado de prevenção como remédios caseiros.

“Esses dados evidenciam a necessidade de fortalecimento da rede de proteção social e de saúde mental para essas populações. Isso já era uma fragilidade antes da pandemia e continuará sendo um caminho a construir mesmo passado o momento mais crítico da pandemia”, diz Michele Rocha El Kadri, coordenadora-geral do projeto da Fiocruz Amazônia.

indígenas manaus
É preciso fortalecimento da rede de proteção social e de saúde mental dos indígenas, diz estudo (Foto: Semcom/Divulgação)

A região do Alto Solimões concentrou a maior quantidade de indígenas ouvidos: 111. Depois foi o Leste de Roraima, com 106 questionários válidos.

Júlio Schweickardt afirma que foi observada a existência de problemas sociais. “(Os dados) Apontaram que convivem com muitos problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas e violências, sendo, portanto, necessário o investimento em projetos que envolvam o lazer, os esportes, geração de renda e alternativas de estudo. O estudo contribuirá no planejamento das instituições para o trabalho com jovens indígenas”, diz o coordenador.

Dificuldades de acesso

A indígena Wauana Sheeva Manchineri atuou como apoiadora do estudo na região do Alto Rio Purus. Formada em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília, a articuladora afirma que entre as principais dificuldades encontradas na aplicação do questionário foi o acesso à internet. “Então, foi necessário utilizar outras medidas para contato como ligações telefônicas para que o instrumento tivesse maior distribuição entre etnias, aldeias e faixa etária”, diz.

Outra dificuldade, segundo Wauana, foi relacionada às distâncias e à própria comunicação com as pessoas das comunidades. “A região do Alto Purus possui sete povos distribuídos em várias comunidades, que, em sua maioria, são distantes, onde não há acesso à telefonia e muito menos à internet. Entre os integrantes dos povos Jamamadi e Kulina, por exemplo, existem pouquíssimas pessoas falantes português”.

Notícias relacionadas

Juiz manda empresa oferecer ingresso gratuito na internet para show do ‘Guns’

Indígenas alegam que não foram ouvidos sobre licença para BR-319

Semmas desarticula ocupação de área de preservação ambiental em Manaus

Homem ateia fogo em loteria no mercado de Manaus; 5 ficam feridos

Suspeito no Caso Bruno e Dom se torna réu por falsidade ideológica

Assuntos Fiocruz Amazônia, saúde indígena, saúde mental
Iolanda Ventura 7 de maio de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Memória cérebro
Saúde

Memória Seletiva: Por que lembramos de algumas coisas e outras não?

12 de agosto de 2022
CVV
Saúde

Pandemia causa mais depressão e piora hábitos saudáveis

22 de junho de 2022
Vacina contra a malária deverá ser testado em breve em humanos (Foto: Fiocruz Amazônia)
Dia a Dia

Vacina contra a malária tem participação de fundações de pesquisa do Amazonas

25 de abril de 2022
profissionais de saude
Saúde

Trabalhador da saúde no Amazonas terá prioridade em atendimento psicológico

7 de março de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?