Da Redação
MANAUS – A contestação de valores e o não pagamento de faturas são as ocorrências mais comuns envolvendo empresas de serviços públicos e privados como água, energia, telefone e TV paga em Manaus. Essas queixas são recorrentes.
“Quando o consumidor não paga e deixa para lá, chega ao ponto de as cobranças irem para o SPC e Serasa. Ninguém quer ficar devendo, e se está devendo, é por algum motivo. Estamos aqui abertos para entender esses motivos”, disse o diretor do Procon-AM Jalil Fraxe.
Entre as empresas com maiores reclamações está a Amazonas Energia. As queixas aumentaram 21,98%.
É o caso da aposentada Francisca Nunes, 72, que está com o nome no Serasa por conta de dívida decorrente da venda de um imóvel no interior. A empresa Amazonas Energia ofereceu um acordo com entrada de 10% do valor total e dez parcelas de R$ 58,90.
“Eu vim do interior do município de Iranduba, onde eu vendi um terreno. Mas a compradora não transferiu a conta de energia para o nome dela. Fiquei devendo mais de R$ 500 de energia de um imóvel que nem é mais de minha propriedade”, disse dona Francisca.
Consumidores inadimplentes podem renegociar as dívidas até quarta-feira, 18, das 8h às 17h, no Procon (Avenida André Araújo – Aleixo). “Essas empresas figuram entre as mais reclamadas dentro do órgão de defesa do consumidor. Então, a gente buscou trazê-las para campanha para alcanças o maior número de devedores possível. Nós chamamos também dois bancos que oferecem serviço de crédito consignado, mas não tivemos sucesso nessa negociação”, disse Fraxe.
A expectativa do órgão é de superar o número de atendimentos no ano passado, que foi de 8 mil pessoas. Nesta edição, não há distribuição de senha. O atendimento é por ordem de chegada.