O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Construção civil do Amazonas cria 1.068 vagas formais, em agosto

26 de setembro de 2018 Economia
Compartilhar
Construção Civil
Apesar do crescimento, o setor ainda sente as perdas decorrentes da crise e da falta de investimento público (Foto: André Borges/ Agência Brasil)

 

Da Redação
MANAUS – A construção civil do Amazonas criou 1.068 vagas de emprego no mês de agosto deste ano. No período, houve 967 desligamentos, o que gerou o um saldo positivo de 101 vagas. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Agosto foi o mês em que o setor mais gerou empregos no Estado, neste ano. Até então, julho havia sido o melhor mês de 2018, quando foram criados 1.031 postos de trabalho contra 746 demissões. Em junho, houve 809 contratações e 625 desligamentos.
O presidente do SINDUSCON-AM (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas), Frank Souza, atribui a retomada das contratações, nos últimos três meses, ao aumento das obras executadas neste período do ano. “O verão tradicionalmente impulsiona obras, por ser um período favorável às obras de infraestrutura e externas [do setor privado]. Muitos projetos que tiveram lançamento este ano iniciaram obras neste período. Há, também, uma gradual retomada das vendas de imóveis, o que tem estimulado novos lançamentos, gerando novas contratações”, disse.
Ainda sob os efeitos da crise econômica, a construção civil do Estado começou o ano com saldo negativo. Em janeiro, quando o setor admitiu 571 trabalhadores e desligou 1.262, o saldo chegou a cair para – 691 vagas. Na avaliação do presidente do SINDUSCON-AM, apesar da retomada gradativa do emprego a partir de junho, quando houve saldo positivo de 184 vagas, o setor ainda amarga perdas decorrentes da crise e da falta de investimento público.
“Vários fatores implicam na baixa retomada dos investimentos em construção civil. Temos muita insegurança jurídica; a greve dos caminhoneiros fez com que a confiança diminuísse; falta investimento por parte dos governos municipal, estadual e federal; há obras paradas no aguardo de retomada; temos as incertezas políticas e baixo investimento em infraestrutura. É preciso retomar as obras paradas e lançar novas obras, após o período das eleições”, ressaltou.

Souza destacou que o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem preocupado as entidades ligadas à construção civil, como a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que representa as empresas do setor nacionalmente. “É inaceitável os desvios de finalidade dos recursos do FGTS. Já temos poucas fontes de recursos, basicamente concentradas na poupança e no FGTS. Não temos outro funding [financiamento] para este mercado. A construção civil é o maior gerador de emprego e renda para o trabalhador, principalmente o trabalhador de baixa qualificação. Com pouco dinheiro, empregamos muita gente. Não podemos abrir mão de ter estes recursos, que estão sendo desviados para outra finalidade, diminuindo as perspectivas de recuperação da crise no setor imobiliário”, disse.

Notícias relacionadas

Governo mantém cronograma de leilão de hidrovias no Norte

Conselho Monetário aprova R$ 1 bilhão em crédito para empresas aéreas

MPF alega invalidade de licença do Ipaam e pede suspensão do Projeto Potássio no AM

Congresso busca compensar varejo por isenção de imposto em compras do exterior

Sindipeças projeta que 50% da frota brasileira será de elétricos até 2040

Assuntos Construção Civil, vagas de emprego
Redação 26 de setembro de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

carteira de trabalho
Economia

Indústria da construção civil prevê queda do emprego, diz CNI

23 de março de 2026
Painéis de energia solar: tecnologia acessível para alta renda (Foto: José Cruz/ABr)
Dia a Dia

Prefeitura cria incentivos e reduz taxas para obras sustentáveis em Manaus

18 de março de 2026
Construção civil
Especial Publicitário

Normas e exigências da construção civil em 2026: soluções para canteiros de obra

5 de novembro de 2025
emprego no transporte
Serviços

Feira em Manaus oferece vagas de emprego e orientação profissional

18 de julho de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?