A Educação em todos os tempos e em todo mundo segue o sentido classista, portanto, é bastante compreensivo que as escolas privadas correspondam às expectativas de status das classes socioeconomicamente, oferecendo ensino de melhor qualidade, atentas às condições pedagógicas e às exigências das famílias dos discentes, para tanto o caráter privado favorece a dinâmica da Gestão para as tomadas de decisão do cotidiano, diferente das instituições públicas, que estão sujeitas a toda sorte de burocracia da administração pública.
Alguns países, notadamente asiáticos, se diferenciam desse modelo de Gestão, sobre tudo porque se pautam na concepção de que o elemento humano é a principal condição de desenvolvimento numa sociedade.
Destarte, os resultados do Ranking das escolas de todas as vinculações administrativas se nos apresentam dentro das expectativas esperadas, se assim não fosse, se as escolas públicas fossem providas de todas as condições que têm as privadas, seria de esperar que elas estariam competindo em igualdade de condições.
Desde que se adotou, no Brasil, o sistema de Avaliação da educação, no caso em foco o ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, os resultados seguem essa caracterização, primeiro as escolas privadas, em maior número do Sudeste, região que reúne a concentração de família ricas, melhores profissionais, melhores condições científico culturais e tantas outras condições tanto da escola quanto da família. O resultado recém publicado mostra que das cem primeiras escolas de melhor desempenho 77 (setenta e sete )são dos estados do Sudeste. Em seguida segue-se a região Nordeste com 17 (dezessete), em terceiro lufar a região Centro-oeste, com 3(três) escolas, depois a região Sul com 2(duas) e a região Norte com a Escola Laviniense de Manaus. Destaque-se que das cem primeiras escolas figuram 3 (três) escolas federais e 1 (uma) estadual, 96 ( noventa e seis) são privadas corroborando com o entendimento da prevalência sócio-econômico.
Na região norte, o Amazonas tem uma leve predominância sobre os demais estados, o que não causa muita estranheza, seguindo a mesmo ótica classista, todavia com algumas observações a serem evidenciadas, entre elas o fato de que as 14 (catorze)primeiras colocadas, pela ordem de classificação:
- Laviniense – privada
- Lato sensu – privada
- Nokia – privada
- Lato Sensu II -privada
- Adalberto Vale – privada
- Colégio Militar de Manaus – federal
- FUCAPI – privada
- Literatus – privada
- IFAM Centro – federal
- Martha Falcão -privada
- IFAM Distrito – federal
- IDAAM – privada
- Dorotéia – privada
- Colégio Militar de Petrópolis – estadual,
Estão sempre entre as melhores, o que reflete o nível de responsabilidade e de profissionalismo que tem presidido suas gestões, com destaque de que nesse quadro aparecem 3(três) escolas federais e 1( uma) estadual, que compensam o orgulho das educadores e dos famílias dos alunos, porque afinal conseguem se sobressair a meio às adversidades do caráter de escola pública, ainda que elas também usufruem de melhores condições de funcionamento do que as escolas estaduais não militares.
Observando o desempenho dessas 14 (catorze) escolas ao longo dos anos que vão de 2009 a 2014, observamos que 12(doze) delas já tiveram melhor desempenho, o que não implica perda de qualidade nem queda de qualidade, visto que cada ano as avaliações são diferentes, todavia, o caráter avaliativo, por mais discutível que queiramos, é a referência de qualidade que temos. Essa observação se estende também ao desempenho das demais escolas do estado.
Por fim, esse cenário de avaliação do ENEM, é e deve ser tomado a sério por todos, sociedade política e sociedade civil, para não esquecermos os conceitos de GRAMSCI ( 1891-1937), dada a contingência histórica que nos envolve e que se espelha para o futuro. Estamos assistindo o desmando político e a derrocada da economia da sétima maior economia do mundo, que em outras condições poderia estar, não fosse o descaso do Sociedade Política com o provimento do que ha de mais essencial para o desenvolvimento da nação.
Há, certamente muitas outras considerações e detalhes nas possibilidades de análise desses exames, mas fica para as digressões gerais das pessoas que se detiverem ao trato.
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