Do ATUAL
MANAUS – O igarapé Águas Brancas, com nascente dentro da área de proteção permanente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, até a foz, no igarapé Cachoeira Alta, será monitorado pela concessionária Águas de Manaus.
A análise da água será feita com a ONG Mata Viva, que atua pela conservação do igarapé e de Áreas de Preservação Ambiental do Tarumã. A empresa fará coletas de água para avaliar a qualidade mensalmente. A coleta será em três pontos do córrego urbano.
O Águas Brancas é praticamente o único igarapé sem poluição em Manaus. Segundo a Águas de Manaus, a intenção é entender as condições dos cursos de água urbanos para a implantação do sistema de esgotamento sanitário.
A concessionária informou que a expansão da rede de esgoto atingirá 30% da população de Manaus [2.063.547], com disponibilidade da estrutura para 600 mil pessoas.
Serão construídas novas estações de tratamento de esgoto. Também haverá coleta em áreas de palafitas. Segundo a empresa, através do saneamento há plano para a recuperação de outros canais urbanos de água.