
Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – A Neonergia Coelba, empresa de distribuição de energia elétrica da Bahia, desmontou ligação clandestina em acampamento de bolsonaristas no Quartel de Tiro de Vitória da Conquista, município a 518 quilômetros de Salvador. A ação da concessionária foi a partir de denúncia de moradores.
A empresa fiscalizou o local na manhã desta quinta-feira (1º), confirmou o desvio de energia, e removeu a ligação clandestina, popularmente chamada de ‘gato’.
O roubo de energia era usado pelos bolsonaristas em ato antidemocrático para abastecer o acampamento com iluminação e fazer funcionar carregadores de celular e aparelhos de som e televisão, entre outros equipamentos eletrônicos.
A exemplo de outros atos antidemocráticos no Brasil, o grupo acampado em frente ao Quartel de Tiro contesta o sistema eleitoral brasileiro, a derrota do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), e pede intervenção militar para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro de 2023.
A Neonergia Coelba atende a 415 dos 417 municípios da Bahia. Vitoria da Conquista é a terceira maior cidade baiana, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana.
O ATUAL perguntou a concessionária quando foi feita a denúncia que levou à apuração, que tipo de prejuízo houve com o ‘gato’, e se realizará outro tipo de ação, dentro dos próximos dias, para verificar reincidência na irregularidade.
A concessionária respondeu com uma nota genérica.
“Sobre a ligação irregular em frente ao Exército, em Vitória da Conquista, a Neoenergia Coelba esclarece que encaminhou equipe ao local na manhã desta quinta-feira (1º), logo após tomar conhecimento da situação, e, por medida de segurança, removeu a irregularidade. A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia pode provocar acidentes e prejudicar o fornecimento de energia da região. A distribuidora se coloca à disposição”.