Do ATUAL
MANAUS – O proprietário de um mercadinho na Avenida Marquês de Silveira, no bairro Petrópolis, em Manaus, invadiu a área de proteção permanente à margem do Igarapé de Petrópolis para construção irregular de um estacionamento.
A reportagem do ATUAL constatou que a obra de alvenaria começa com uma extensão da calçada e se estende com muros até próximo à água, e procurou as autoridades municipais para questionar se a obra foi autorizada pelo município.
O espaço também é usado por uma barraca que vende capas de celular e para guardar materiais de construção do comércio em frente à construção. Em visita ao local nesta terça-feira (10), a reportagem verificou que o material de construção era levado para o mercadinho.
Após a consulta feita pelo ATUAL, agentes da Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) foram ao local nesta quarta-feira (11) e constaram o uso indevido do espaço que está em Área de Preservação Permanente.
“Não existe autorização para construções em Área de Preservação Permanente-APP, ressalvadas aquelas previstas no Código Florestal, o que não é o caso, portanto, a construção é irregular”, informou a secretaria em nota.
A Semmas emitiu um auto de notificação ao mercadinho, concedendo 30 dias para a demolição voluntária da construção.
E pode!!!!
Tem cada cidadão
No esgoto do passarinho tbm está acontecendo a mesma coisa. Cadê o ministério defesa civil???
Verdade
Aqui no bairro do coroado do mesmo jeito os comerciantes estão invadindo o igarapé aumentando a calçada e forrando com toldos permanentes pra alugar o espaço.. aí de quem não pagar… eles colocam caixa de som absurdamente alto
A periferia de Manus é cheia de puxadinhos. Nao existe calçadas, quando existe é cheia de obstáculos. Esses órgãos tem que ir pra cima pra ver a se cidade fica menos feia e mais digna para os pedestres, principalmente os idosos e deficientes, como cegos e cadeirantes. E que o detran seja rigoroso com os donos dos veículos que estacionam em cima das calçadas.
Isso é a coisa mas normal de se ver no dom Pedro ao lado do espantalho pneus o cara fez uma borracharia onde joga pneu no igarapé e ao lado outro montou uma loja de laranjas e assim o povo vai invadindo
Vocês deveriam fazer uma reportagem na Manaus dois Mil, próximo ao DB do Japiim, aquilo sim é um descaso total, vários barracos construídos sobre o igarapé, e outra reportagem na calçada do Crespo em frente a Bosch, onde pessoas em uma calça de 3 metros para pedestre construíram casas.
Esse empresário fez uma melhoria no lugar e pagas seus impostos corretamente.
Isso aí não mas igarapé sim um esgoto a céu aberto , reportagem tem que procurar coisas mas importante pra se preocupar.
Renato não, para que tá feio. Margem é local sagrado. Tira tua pickup daí.
Quer justificar um erro, cidadã? A lei não permite, é ilegal o que ele fez. Pode ser a madre Tereza de Calcutá a dona dessa obra, mas está errado.
Poís do outro em frente do estabelecimento dele ta limpo e organizado ninguém mais vai jogar entulho ele ta é certo
Tinha era que agradecer esse morador isso sim
Não existe mais essa área de preservação. O igarapé passou a ser canal de esgoto sanitário sem tratamento. De qualquer maneira esse empresário pelo menos tá fazendo um investimento em uma área degradada por falta de políticas públicas que permite esgotos a céu aberto contaminar o igarapé e por consequência os rios .
Sou morador das proximidade. Não somente no local mas em todo esse igarapé são lixeiras viciadas. Isso é exemplo pra outros moradores a manterem limpo a frente de suas casas …A denúncia poderá vir de quem jogava entulho e agora terá que jogarmos longe.
E daí? Porque o Prefeito não faz ele tem que se apropriar do local. Então quer dizer qualquer terreno com lixeira eu posso limpar e me apropriar? Claro que não. Não se justifica um erro por outro.
Façam uma reportagem aqui no conjunto João Paulo II nova cidade está cheio de invasões por todos os lados acabando com a mata e o governo e prefeitura não fazem nada aqui parece terra de ninguém
Vcs deveriam fazer uma fiscalização aqui na avenida Brasil bem ao lado do centro dos idosos Madalena Correa se aproximando do sinal lado direito da via os moradores invadiram tudo inclusive as calçadas, assim construíram salão de festas, borrachas as, loja de sucata, loja de móveis. Isso é uma vergonha será que o prefeito da cidade ou o governador quando passam por lá não enxergam. Esse moradores invadiram o local onde antes moravam outros que o governo estadual retirou indenizando todos eles. Passem lá e vejam a festa.
Isso nem mas.igarape e esgoto céu aberto,tem se preocupar com outras coisas.
Na estradinha que passa ao lado do condomínio ponta Negra II, ligando a estrada da ponta Negra com a estrada do turismo, quando chega na estrada do turismo um sujeito construiu um muro ocupando exatamente a metade da via pública. É um local por onde certamente já passaram diversas autoridades públicas mas todo mundo faz de conta que não viu. É a nossa Manaus da hipocrisia.
E daí? Porque o Prefeito não faz ele tem que se apropriar do local. Então quer dizer qualquer terreno com lixeira eu posso limpar e me apropriar? Claro que não. Não se justifica um erro por outro.
No campo dourado, do lado da UBS17 invadiram foi uma parada de ônibus e construíram um lanche de alvenaria usando a estrutura da parada. Qdo vi não acreditei.
Vocês podiam averiguar os comerciantes bem no final da avenida Itaúba, zona Leste., entre Jorge teixeira e Tancredo Neves. A rua antes era grande… Agora eles pegaram a parte da frente de seus comercios e até constru como parte integrante de seus terrenos. Só uma Assembleia de Deus e uma Drogaria que não fizeram isso!
Essa é a localização. No Google maps dá pra ter uma noção como era antes!
https://maps.app.goo.gl/jk6rc6KWKMtXbrRf8
Só é ilegal pq não é rico… aquela área da ponta negra pras bandas do hotel tropical em diante era tudo área de preservação… mas pra quem tem dinheiro, dois pesos, duas medidas
Vocês deveriam procurar fazer reportagem com quem joga lixo nos igarapés. Essa obra do proprietário do mercadinho, pelo visto, fez um benefício, ao local, onde mantém sempre limpo. É um bom exemplo aos demais moradores daquela localidade.
Não sou de acordo em demolição e sim, de a Prefeitura de Manaus, dar continuidade nessa obra que foi inicia voluntariamente.
Visitem Nova floresta Tancredo Neves e verão a farra das placas ocupando as calçadas e cascata de água suja de calhas e lajes pingando água suja na área de circulação de pedestre. E uma feira clandestina na mesma avenida caminho de rota do distrito onde todos os dias de segunda e sábado vira um caos.
Infelizmente estamos no Brasil onde tudo é ao contrário.
Moro nas proximidades, realmente o que o empresário fez não é rgular, mas é melhor do que a situação em que se encontrava, antes havia calçada que a comunidade fazia caminhadas, hoje grande parte da calçada virou cratera ou lixeira a céu aberto, isso ninguém denúncia, ai não sei o que é melhor, o morador apesar de irregular zelar pelo espaço, ou deixar ao descaso da prefeitura!
Quero ver mexer com o Milênio que engoliu boa parte da area do igarapé em plena Djalma Batista, a lei no Brasil só chega nos mais pobres, os poderosos sempre tem um contatinho pra lançar mão quando precisa e legalizar tudo . Manaus ta cheia de palafita em beira de igarapé e a defesa civil ta cansada de saber, quando ocorrer uma tragédia, derrepente aparecem no local com a prefeitura criam uma bolsa qualquer pras vítimas e assim segue a vida. No Brasil o que é publico , as pessoas querem se apropriar como se não tivesse dono. Mas correto seria ser transformado em praças e areas de lazer para uso comum.
A prefeitura está perdendo dinheiro então, toda Manaus onde tem esses esgotos a céu aberto tem moradias e obras irregulares, ao invés de aumentar o preço das coisas, este ano poderiam arrecadar só encima dessas obras irregulares. Mas falo em obras irregulares em termo geral, pq se for para pegar um tem de pegar todos, colocar fiscais nas ruas e vê, filmar, tirar fotos, ambos os lados gravar as conversas para que não tenha fakenews depois.
Esse cidadão está errado. Tem que ser orientado sobre o que fez e mandar ele retirar, o Risco disso ceder e ferir alguém é grande! E tem muitas outras assim espalhadas pela cidade!
É um crime previsto na lei. Não há o que discutir. As matas no entorno dos igarapés formam o que se chama de vegetação ciliar. Existem fauna e flora com importância para o meio ambiente.
Esgoto a céu aberto, infeliz deixam ficar tudo contaminado permitido que joguem o esgoto nos igarapés e poluindo tudo..a prefeitura só quer saber de cobrar iptu, ainda tem a águas de Manaus cobrando tarifa de esgoto sem ter esgoto tratado .kkkk..Manaus, sendo Manaus..