Da Redação
MANAUS – A Prefeitura de Manaus fez contratos com dispensas de licitações que somam R$ 58,4 milhões para o enfrentamento da Covid-19. Dados do Portal da Transparência mostram que as dispensas foram as mais usadas para contratar empresas desde que a pandemia atingiu a cidade em março de 2020.
Nessa modalidade as empresas são contratadas de forma direta, sem um longo processo de concorrência. Foram 97 contratatos feitos desta forma entre a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto e do atual prefeito, David Almeida. O valor exato é R$ 58.466.521,44. Os contratos por pregão custaram R$ 4,7 milhões. Os de concorrência, R$ 36, 8 milhões.
O contrato por dispensa de licitação mais caro foi no valor de R$ 11,4 milhões para compra de kit merenda destinado aos alunos das escolas municipais. Cada kit custou R$ 47 e foram comprados 224, 5 mil deles em maio de 2020.
Em janeiro deste ano, a prefeitura comprou luvas ao custo unitário de R$ 89,70, também por dispensa de licitação. Com 12,5 mil unidades de luvas compradas, o montante gasto foi de R$ 1,1 milhão. Há contratos diversos destinados a serviços em hospitais, ação social e insumos como teste de Covid.
As dispensas de licitação foram muito usadas neste período emergencial da Covid-19. Em fevereiro de 2020 o Governo Federal publicou lei permitindo a dispensa de licitação para “aquisição ou contratação de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional”, diz.
Confira os contratos feitos pela prefeitura AQUI.