O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Com desfile tecnológico, Rosas de Ouro é campeã em São Paulo

4 de março de 2025 Variedades
Compartilhar
Com enredo sobre jogos de azar, Rosas de Ouro é a campeão do carnaval paulista (Foto: Paulo Pinto/ABr)
Com enredo sobre jogos de azar, Rosas de Ouro é a campeão do carnaval paulista (Foto: Paulo Pinto/ABr)
Por Caio Possati, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – Depois de uma apuração emocionante, decidida no último jurado, a Rosas de Ouro é a campeã do carnaval de São Paulo de 2025. Na apuração das notas dos desfiles do grupo especial, realizada nesta terça (4), a tradicional escola, heptacampeã do grupo especial, terminou a disputa com 268.8 pontos e vai levar para sua quadra, na Freguesia do Ó, o oitavo título da sua história.

Com um desfile carregado na cor de rosa, marca registrada da Rosas de Ouro, a agremiação encantou o público do começo ao fim: com uma comissão de frente simulando uma máquina caça-níquel, símbolo da jogatina, até o quarto e último carro alegórico, que trazia personagens importantes como a dupla Mário e Luigi, criações ícones da empresa Nintendo, desenvolvedora de aparelhos e jogos de videogame.

A Tatuapé terminou a disputa na segunda colocação, seguida de Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco. As cinco melhores agremiações voltam ao Sambódromo do Anhembi para participar do desfile das campeãs no próximo sábado (8).

Mancha Verde e a Unidos do Tucuruvi foram as escolas que tiveram a menor pontuação entre todas. As agremiações ficaram na 14ª e 13ª colocações, respectivamente, e foram rebaixadas. No ano que vem, elas desfilarão pelo grupo de acesso I.

A apuração das notas seguiu a ordem dos critérios estabelecidas em sorteio: enredo, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia, alegoria, fantasia e evolução. Assim como nos últimos anos, cada quesito foi avaliado por quatro jurados. A nota mais baixa foi descartada.

História

Foram 15 anos entre o mais novo título da Rosas de Ouro no grupo especial do carnaval de São Paulo. Depois de vencer em 2010 com um desfile sobre o Cacau, a Rosas viveu bons momentos nos anos seguintes até 2015, mas, nos últimos nove anos, vinha amargando resultados ruins a ponto de flertar com a queda nos últimos desfiles: ficou em 12°, em 2023, e em 11°, no ano passado.

Personagens ligados à escola explicaram que o quase rebaixamento se transformou em título por conta de mudanças administrativas, organizacionais e de visão que a Rosas tinha sobre a preparação de um carnaval. A chegada de um novo carnavalesco também foi importante.

Na avaliação de Angelina Basílio, presidente da escola, uma das principais mudanças da escola para a virada de chave foi apresentar um projeto mais sólido para a comunidade, que acabou se aproximando ainda mais da escola. “Quando a comunidade chegou junto, a evolução da escola cresceu”, disse ela ao Estadão, em meio a festa feita na quadra da agremiação. “A gente não ia conseguir fazer nada sozinho”.

Diretores da Rosas de Ouro com o troféu de campeã: título após 15 anos (Foto: Paulo Pinto/ABr)
Diretores da Rosas de Ouro com o troféu de campeã: título após 15 anos (Foto: Paulo Pinto/ABr)

Ela menciona também a chegada do carnavalesco Fábio Ricardo como um fator novo que contribuiu para um melhor resultado este ano. “Nós trouxemos o Fábio do Rio de Janeiro. Me falaram que ele era muito detalhista. E eu acredito que ele também se superou”, afirmou Angelina, que está 22 anos à frente da presidência da escola.

A Rosas de Ouro desfilou com o enredo Rosas de Ouro em uma Grande Jogada, que contou sobre a história e importância dos jogos na vida das pessoas.

Ao Estadão, o carnavalesco Fabio Ricardo disse que a escola não contou com patrocínios, apenas “umas contribuições” de pessoas ligadas à Rosas, que chegaram só perto do desfile acontecer.

Com isso, diz, foi importante enxugar alguns gastos. “Três carros alegóricos eu usei a mesma base. Eu reaproveitei. Isso já é menos custo”, explica. “Nessa hora que entra a questão administrativa do artista e de saber organizar o carnaval.”

Conforme o carnavalesco, ele soube também captar um tipo de carnaval que a Rosas de Ouro estava precisando. “Eu entendi que a escola estava necessitando do requinte, da elegância”, diz. “E foi o que tentamos fazer, nas alegorias, nas fantasias.”

Na avaliação dele, que chegou no ano passado à Rosas de Ouro, outra mudança fundamental passa também pela mudança de energia e postura que a escola tinha e passou a ter. “Eu percebi que a escola estava pronta para ser campeã. Eu falei para o diretor: ‘a escola está preparada para ser campeã. Só depende da Rosas de Ouro se organizar e querer ganhar. O chão da escola queria ganhar.”

Por isso, ele tentou contribuir trazendo uma maior organização institucional e sentido de unidade para a agremiação, com mais escuta sobre o que os integrantes traziam a ele, mais sofisticação ao desfile e consciência sobre os gastos. “Ninguém faz carnaval sozinho. É como uma corrente, se um elo tiver fraco, arrebenta. E, dessa vez, todos estavam unidos”, afirmou.

Notícias relacionadas

Galvão Bueno é submetido a cirurgia para tratar hérnia de disco

Ator Tom Hardy é demitido da série ‘Terra da Máfia’

‘Demolida’ por críticas do público, Casa do Patrão terá mudanças

‘Eu tô livre agora’, diz Christina Rocha sobre saída do SBT

Hello Kitty será adaptada pela primeira vez para o cinema

Assuntos Carnaval de São Paulo, Rosas de Ouro
Cleber Oliveira 4 de março de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mocidade Alegre 2024
Dia a Dia

Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo

13 de fevereiro de 2024
Rosas de Ouro fez crítica direta a Jair Bolsonaro (Foto: Victor Bertoluci/Futura Press/Folhapress)
Variedades

Alegorias gigantes e ‘Bolsonaro jacaré’ surpreendem no desfile em São Paulo

24 de abril de 2022
Porta-bandeira da Mancha Verde
Variedades.

Mancha Verde é campeã do Carnaval de São Paulo pela primeira vez

5 de março de 2019

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?