Do ATUAL
MANAUS – Donos de veículos que mudaram o combustível da gasolina para o GNV (Gás Natural Veicular) a partir de 29 de novembro de 2023 e estão regularizados podem se inscrever na campanha ‘Faça a Conta – Use GNV’, da Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) até o dia 29 de maio de 2025. A empresa subsidia o custo da instalação do kit de conversão até R$ 4 mil.
A Cigás promove incentivo para o aumento da frota local de veículos rodando com gás natural veicular. A prorrogação do prazo atende pedidos pelo subsídio. Pessoas físicas podem inscrever até três veículos, enquanto para as empresas são 100 carros.
A coordenadora da campanha, Izabelly Costa, disse que o valor concedido é proporcional à soma do custo de aquisição do kit GNV e da conversão.
“Se o motorista fizer realmente a conta, vai perceber que, em curtíssimo tempo, todo o investimento será recuperado e que, a partir daí, poderá usar o dinheiro que vai economizar com o menor custo de combustível para pagar outras contas, adquirir algo que estava precisando para a sua casa ou mesmo, passear com a família, melhorando assim, a sua qualidade de vida”, disse o presidente da Cigás, Heraldo Câmara.
A economia é de 40% no comparativo com a gasolina e o etanol. Segundo a Cigás, com um litro de gasolina o carro pode se deslocar por 10 quilômetros (km) e com um litro de etanol, sete km, enquanto que com um metro cúbico de GNV é possível fazer até 11 km.
Outra vantagem é a descarbonização da frota de veículos leves, pois o gás natural é o mais limpo entre os combustíveis fósseis.
O regulamento da campanha está disponível na página eletrônica gnv.cigas-am.com.br. A orientação é seguir todas as instruções contidas no documento para solicitar autorização de conversão do veículo ao Departamento Estadual de Trânsito; realizar a instalação do kit GNV em uma oficina credenciada pelo Inmetro; submeter o veículo à inspeção em uma instituição técnica licenciada; realizar a vistoria em uma empresa credenciada; e atualizar a documentação do veículo no Detran-AM.
Para saber a lista de oficinas credenciadas pelo Inmetro, é só acessar o endereço eletrônico https://registro.inmetro.gov.br/consulta/, indicando no campo “por produto ou serviço” a palavra GNV e no campo “por empresa”, o estado (Amazonas).
Ao finalizar este processo, é necessário reunir todos os documentos indicados no regulamento, realizar a inscrição no site da campanha e, posteriormente, aguardar o retorno da equipe de atendimento para as etapas posteriores.