
Do ATUAL
MANAUS – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta sobre “potencial de chuvas intensas” para o Sul do Amazonas entre esta quarta (15) e sexta-feira (17), com ventos fortes entre 40 e 60 quilômetros por hora. O alerta inclui os municípios de Barreirinha e Maués, se estende por toda a faixa sul, até a parte oeste, em cidades como Pauini e Envira.
Para Manaus, a previsão do Inmet é de chuva esporádica e trovoadas isoladas, com ventos classificados de fraco a moderado.
Segundo Adorea Rebello, doutora em Geografia Física e professora da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), o ciclo das chuvas está atrasado devido ao aquecimento do Oceano Atlântico, causado pelo fenômeno “el niño”, nos meses anteriores. “Agora é o momento de começar a política de prevenção contra os acidentes que as chuvas podem causar na cidade”, diz.
As chuvas têm impacto na cheia dos rios. Segundo o SGB (Serviço Geológico do Brasil), o Rio Negro registra elevação do nível da água em Barcelos, mas voltou a descer em São Gabriel da Cachoeira.
Em Manaus, alcançou 20,79 metros de profundidade nesta quarta-feira (15) e está em ritmo de enchente. A subida média é de 14 centímetros por dia.
O Rio Solimões também está em processo de enchente e registra elevações diárias de 5 centímetros em Tabatinga e 13 centímetros em Manacapuru.